Patrimônio Cultural Católico é tema de seminário no Rio de Janeiro

Mosteiro de São Bento (RJ)A Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará, de 03 a 07 de junho, o seminário Patrimônio Histórico e Cultural Católico: a preservação da memória da Igreja no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). 

O objetivo é sensibilizar e fornecer instrumentos ao clero, religiosos, seminaristas e leigos para a preservação do patrimônio cultural da Igreja Católica, além de transmitir conhecimento sobre a legislação do direito ao patrimônio cultural e os mecanismos de preservação. O evento pretende, também, demonstrar, na teoria e na prática, metodologias para a conservação dos bens materiais. 

A programação é extensa, com encontros sobre temas como Patrimônio Cultural, preservação e conservação de bens e mecanismos de financiamento público. Na terça-feira, 04 de junho, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, apresenta a palestra O Instituto do Tombamento e do Registro como Instrumentos de Proteção. O seminário irá dispor de 250 vagas, tendo como público-alvo os membros do clero, religiosos, seminaristas, profissionais e estudantes da área de arquitetura, conservação e restauro e leigos interessados.

O Brasil possui hoje 398 bens religiosos tombados de origem católica, como o Mosteiro e Igreja de São Bento, no Rio de Janeiro (RJ), além de festas e celebrações registradas pelo Iphan, como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha (CE). 

Serviço
Seminário Patrimônio Histórico e Cultural Católico: a preservação da memória da Igreja no Rio de Janeiro
Data: 03 a 07 de junho de 2019, às 10h
Local: Museu Histórico Nacional, Praça Mal. Âncora, s/nº - Centro, Rio de Janeiro

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Chico Cereto – chicocereto@gmail.com 
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin