Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular recebe nova exposição

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP/Iphan) inaugura, às 17h do próximo dia 06 de junho, a exposição Maria de Lourdes Candido – Álbum de Família. A mostra segue até 07 de julho apresentando a obra dessa artista popular cearense, de suas filhas Maria das Dores e Maria do Socorro e da nora Aucilene, na Sala do Artista Popular (SAP).

Os temas, quadros temáticos com cenas cotidianas, se revelam como marca autoral da criação dessas artistas, que se tornaram símbolo da arte popular originada na cidade cearense de Juazeiro do Norte. Marai de Lourdes passou à modelagem de cenas em barro a partir de uma encomenda surgida em uma feira, quando começou a incorporar em sua obra assuntos como ritos de passagem, festas populares e religiosidade.

O aprendizado de Maria de Lourdes não se deu, como tradicionalmente, pelas redes de parentesco nos centros de produção de louceiras. “Aprendi com minha boa cadência, começando ao modelar miudezas para os filhos brincarem”. Eram boizinhos, panelinhas, cavalinhos e outras peças que depois passaram a ser vendidas

​Sobre a Sala do Artista Popular (SAP)

A SAP foi criada em 1983 com o intuito de ser um espaço para difundir a arte popular, trazendo objetos que, por seu simbolismo, tecnologia de confecção ou matéria-prima empregada, revelam o modo de vida das camadas populares. Os artistas expõem seus trabalhos, estipulando livremente o preço e explicando as técnicas envolvidas na confecção e recebem, integralmente, o valor obtido com as vendas.

O catálogo de cada exposição é desenvolvido a partir de pesquisa etnográfica e documentação fotográfica realizada pela equipe do CNFCP. Assim é possível conhecer as relações entre a produção artesanal e o contexto de vida dos artesãos. Desde sua criação já foram realizadas 196 exposições SAP, sendo Maria de Lourdes Candido – Álbum de Família, a 197ª. 

*Crédito fotos: Francisco Moreira da Costa

Serviço
Exposição Maria de Lourdes Candido – Álbum de Família
Período: de 06 de junho, às 17h até 07 de julho de 2019
Dias e horários
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
CNFCP: Juliana Sousa - juliana.sousa@iphan.gov.br
(21) 3826-4322 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin