Bens culturais do Pará estão em publicação do Iphan

 

A pluralidade cultural do Estado do Pará revelada em textos e imagens que abrangem manifestações religiosas e folclóricas, além de ofícios e formas de expressão da Região Norte do Brasil estão a disposição do público na série Minha História, Nossa Cultura.  A publicação de bolso é resultado da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE). Produzido a partir dos inventários elaborados pelo Iphan, a publicação foi organizada pelo técnico Giovanni Blanco Sarquis, e é dedicada à divulgação de bens imateriais significativos à sociedade paraense.

“Vou fazer uma canção em louvor ao santo preto
Canta, povo bragantino: bendito, oh! bendito.”        

- Edu Filho e Júnior Soares -    

A série apresenta a compilação do acervo documental sobre práticas culturais relevantes no cotidiano de pessoas e comunidades em diferentes pontos do Pará. O segundo volume, Festividade de São Benedito e Marujada de Bragança, contempla a festa do Glorioso São Benedito, a quem se ergueu a marujada, durante todo o dezembro no município de Bragança. Esse cortejo de marujos e marujas é composto por diversos rituais, como o arraial, a procissão fluvial, as novenas e ladainhas, que envolvem milhares de devotos todos os anos.

Levando a uma viagem pelas celebrações a São Sebastião, o terceiro volume, Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó, conduz o leitor por uma narrativa de história e cultura do arquipélago marajoara. A Festividade de São Sebastião, registrada pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2013, tem origem no processo de expansão do catolicismo durante o período colonial, quando práticas religiosas católicas se mesclaram à cultura indígena na região. O livro aborda os aspectos históricos da devoção dessa festa de santo na Amazônia paraense, conferindo luzes a mestres e mestras que contribuem para a manutenção das tradições marajoaras.

Seguindo o pioneirismo da literatura de registro de Mario de Andrade, a série Minha História, Nossa Cultura reafirma o compromisso do Iphan com a preservação da memória e do Patrimônio Cultural na Região Norte do país. Os volumes dessa série, que valoriza o Patrimônio Cultural Brasileiro, podem ser obtidos na Superintendência do Iphan no Pará, pelo e-mail iphan-pa@iphan.gov.br ou pelo telefone (91) 3224-1825.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Tiago Rodrigues – tiago.rodrigues@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5518 - 2024-5534
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin