Formação em Patrimônio Cultural Imaterial é tema de workshop promovido pelo Crespial

                                                                         Representando o Brasil, Iphan participa da iniciativa realizada na Guatemala
 
Reforçar as capacidades dos países membros que integram o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial). Este é o objetivo do Workshop realizado pelo Centro durante essa semana, entre os dias 4 e 8 de junho, na cidade de Antigua, Guatemala. 

Os agentes culturais que trabalham com a temática em seus respectivos países receberão treinamento sobre assuntos centrais da Convenção de 2003 da Organização Nacional para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), voltada para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI). O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Departamento do Patrimônio Imaterial é o representante brasileiro no Crespial e também integra o comitê executivo do Centro Internacional. 

A técnica do Iphan Natália Brayner, participa do encontro que é dividido em quatro módulos que tratarão sobre os conceitos básicos; políticas públicas para a gestão e salvaguarda; participação da comunidade e medidas e ferramentas para a salvaguarda do PCI. A ideia é que ao final do curso, os participantes consigam traçar estratégias apropriadas para capacitar os diversos públicos do Patrimônio Cultural Imaterial, sua salvaguarda e gestão.

A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Guatemala, é um dos objetivos do planejamento estratégico do Crespial para o período de 2018 a 2021, que visa tanto fortalecer as capacidades humanas e institucionais para a gestão e salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, por meio da cooperação regional; quanto promover condições para a participação comunitária para a salvaguarda e governança cultural.

Crespial
O CRESPIAL foi criado em 2006, a partir de acordo entre a UNESCO e o governo do Peru, com o objetivo de promover e apoiar ações de salvaguarda e proteção do vasto patrimônio cultural imaterial dos povos da América Latina. Os Núcleos Focais do CRESPIAL são quinze, corresponde aos seguintes Países Membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin