Segunda edição do Prêmio BNDES-SAT abre inscrições

Prêmio BNDES SATDe 10 de junho a 31 de outubro, o Prêmio BNDES-SAT  recebe inscrições sobre ações consideradas boas práticas de salvaguarda e conservação dinâmica de Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs). A premiação é realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

O objetivo da iniciativa é reconhecer e divulgar ações exemplares de salvaguarda e conservação dinâmica de bens culturais imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos SATs no Brasil. Serão premiadas até dez ações já realizadas, ou com etapas concluídas, e os três primeiros colocados receberão o valor bruto de R$ 70 mil, e os demais, R$ 50 mil.

Ações que foram premiadas na primeira edição do Prêmio BNDES SAT não poderão participar desta seleção. Instituições de direito privado, sem fins lucrativos, com existência mínima de dois anos, contados a partir da data de publicação do edital, e comprovada composição ou parceria com as comunidades detentoras do SAT, terão até o dia 31 de outubro para enviar as ações candidatas ao BNDES.  

Como se candidatar 
O formulário de inscrição, anexos e outros documentos exigidos no ato da inscrição deverão ser encaminhados todos juntos em um único envelope para o Comitê Gestor no endereço do BNDES, pessoalmente, mediante protocolo, conforme prazos e locais estabelecidos no edital. Há ainda a opção de enviar a documentação exigida via Sedex nos Correios com Aviso de Recebimento (AR). A comprovação da data será o carimbo da agência de Correios. Todas as informações estão disponíveis no site do BNDES e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail premiosatbndes2@embrapa.br.

Sistemas Agrícolas Tradicionais
Os povos e comunidades tradicionais possuem formas únicas de praticar a agricultura, que expressam Quebradeiras de coco babaçu (MA)saberes particulares, envolvendo desde o cultivo da terra até diversos outros processos simbólicos e produtivos, de maneira integrada, constituindo os chamados Sistemas Agrícolas Tradicionais.

Um SAT pode ser definido como um conjunto de elementos que inclui saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações associadas. Eles formam sistemas culturais que envolvem espaços, práticas alimentares e agroecossistemas manejados por povos e comunidades tradicionais e por agricultores familiares. Os SATs integram o patrimônio cultural imaterial das comunidades que os praticam.

Em 2010 o Iphan reconheceu como Patrimônio Cultural do Brasil o primeiro Sistema Agrícola Tradicional, o do Rio Negro no Amazonas, e o segundo do Vale do Ribeira, em São Paulo, no ano de 2018. Desde então, são desenvolvidas ações de salvaguarda, apoio e sustentabilidade para os saberes associados às práticas.

Serviço 
2º Prêmio BNDES SAT
Edital disponível na página do BNDES www.bndes.gov.br/premiosat2  
Dúvidas: premiosatbndes2@embrapa.br  

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin