Edifício Vila Lessa tem restauração concluída em Penedo (AL)

Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas

Exemplar icônico da arquitetura eclética no sítio histórico de Penedo (AL), o edifício Vila Lessa teve sua restauração concluída pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio, que atualmente abriga o acervo da biblioteca da Casa do Penedo, recebeu mais de R$ 1,07 milhão em investimentos do governo federal. 

A entrega das obras foi celebrada em cerimônia no dia 19 de julho, onde estiveram presentes a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloisio Barreto Melo, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, entre outras autoridades locais. Inserido no Conjunto Histórico e Paisagístico de Penedo, a Vila Lessa recebeu intervenções de recuperação das fachadas, bem como a instalação de climatização nos ambientes e obras de acessibilidade, com a construção de rampas em concreto. Esta é a etapa final de restauração do edifício, que já havia comportado processos de reconsolidação estrutural, reparo de forro e substituição da rede elétrica.

Com a requalificação, o equipamento ganhou ainda espaços para consulta, acomodação e administração do acervo da Casa do Penedo, instituição que preserva uma das maiores coleções bibliográficas e iconográficas do país sobre o Rio São Francisco: milhares de exemplares de autores alagoanos e regionais, além de fotografias e documentos diversos. Segundo o superintendente do Iphan, Mario Aloisio, essa é uma das bibliotecas mais importantes do Estado de Alagoas, o que reforça a importância da intervenção, realizada em parceria com o Governo Estadual e a Prefeitura de Penedo. 

A restauração do edifício faz parte de um conjunto de intervenções nos centros históricos de Penedo e Marechal Deodoro (AL) que também contemplam a implantação do Cais da Marina da Escola Náutica de Penedo e a requalificação do Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro, ambas com investimento do PAC Cidades Históricas, programa do governo federal conduzido pelo Iphan. 

Vila Lessa
Localizado na avenida Getúlio Vargas, o casario Vila Lessa foi construído no início do século XX pelo capitão Francisco Gonçalves Fialho, passando a servir, a partir dos anos 1920, como residência para a família Lessa. Na época, o proprietário João Lessa adotou o nome na fachada do edifício, que se tornou um dos prédios mais icônicos da cidade.  

O equipamento integra o Conjunto Histórico e Paisagístico de Penedo, tombado em 1996. Além de edificações neoclássicas e exemplares de art nouveau, o sítio abrange alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, como o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas de Nossa Sra. da Corrente e de São Gonçalo Garcia, e a área da margem esquerda do rio São Francisco. 


Serviço:
Entrega das obras de implantação do Cais da Marina da Escola Náutica e da restauração do edifício Vila Lessa, em Penedo/AL
Data: 19 de julho de 2019, às 15h
Local: Marina da Escola Náutica, Bairro Santo Antônio

Assessoria de Comunicação 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

comunicacao@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br
(61) 2024-5523 - 2024-5533 – 98104-5949
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Edifício Vila Lessa, Penedo (AL)

Entrega do edifício Vila Lessa, em Penedo (AL)

  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa5
    Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa6
    Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa
    Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa2
    Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa3
    Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa4
    Edifício Vila Lessa, Penedo, Alagoas
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa8
    Cerimônia de entrega da obra das fachadas do edifício Vila Lessa, em Penedo (AL)
  • AL_Penedo_Edifício_Vila_Lessa7
    Edifício Vila Lessa, em Penedo (AL)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin