Patrimônios de Pirenópolis (GO) são retratados em livro com experiências de arquiteto do Iphan

Janelas de Pirenópolis - Livro Barro madeira e pedraFundada no século XVIII com a descoberta do ouro, a cidade de Pirenópolis, no Estado de Goiás, conta com um dos mais importantes acervos patrimoniais de todo o Centro-Oeste. Os casarões, as ruas e igrejas compõem o conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1990.

Igreja Matriz Restaurada - Pirenópolis - GOO arquiteto e servidor do Iphan, Silvio Cavalcante, é conhecedor desse riquíssimo Patrimônio Cultural, suas experiências de trabalho durante muitos anos na cidade, resultou no livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis, escrito com o apoio da também arquiteta Neusa Cavalcante, sua irmã, uma incentivadora desse projeto. A publicação é resultado de uma parceria entre o Iphan, Elysium Sociedade Cultural e a Construtora Biapó, e será lançada em Brasília (DF), no dia 19 de agosto, às 15h, na sede do Iphan. A publicação também será lançada nas cidades de Pirenópolis e Goiânia.

As igrejas, equipamentos culturais, espaços urbanos, paisagens, arquitetura rural, museus e a iluminação pública são as principais categorias do livro, em que o autor relata as suas experiências, compartilha conhecimentos e informações históricas de Pirenópolis no período entre 1995 e 2015. Na obra, foram detalhadas as técnicas de intervenções de restaurações de imóveis tombados e de elementos artísticos que o autor acompanhou e vivenciou durante 20 anos, contribuindo para a preservação do Patrimônio Cultural na cidade. Também estão contextualizadas as características específicas da arquitetura colonial goiana, as ações voltadas à educação patrimonial, além de um rico acervo fotográfico e ilustrações de encher os olhos. 
O arquiteto destaca a importância de ter atuado na cidade de Pirenópolis como servidor do Iphan, resultando na produção do livro. “Para mim foi uma oportunidade ímpar trabalhar com o rico acervo de Pirenópolis. Conquistei experiência profissional em restauração do patrimônio edificado do século XVIII, intervindo no conjunto tombado”. A obra é dedicada pelo autor à Belmira Finageiv, primeira arquiteta do Iphan, por sua valiosa atuação na preservação do Patrimônio Cultural do Centro-Oeste brasileiro. 

A publicação Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis é destinada à profissionais, estudantes e interessados em geral sobre um tema que serve de referência e material de pesquisa, contribuindo para a crítica e a reflexão sobre as teorias e práticas de restauração de monumentos culturais. Em Brasília, a publicação estará disponível para venda na livraria do Chiquinho, localizada na Universidade de Brasília, (Instituto Central de Ciência) Norte, além da Banca da Conceição Fretias, na 308, asa sul. 

Rua do Rosário Pirenópolis - Livro Barro madeira e pedra -

Sobre o autor
Silvio Cavalcante é formado pela Universidade de Brasília (UnB), arquiteto e urbanista, especializado em Patrimônio Cultural. Servidor do Iphan, atuou como arquiteto no período de 1985 a 2016. Foi diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Dphan-Iphan) de 1986 a 1995, quando Brasília foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial, no ano de 1987. É fundador do Museu Vivo da Memória Candanga, de Brasília, e responsável por dezenas de restaurações de edifícios públicos patrimoniais nos Estados de Goiás e Mato Grosso, no período entre 1995 e 2016. 

É conhecido como o arquiteto que aos poucos foi redesenhando Pirenópolis. Acompanhou obras de restauração das Igrejas da Matriz do Bonfim e do Carmo; a recuperação dos espaços públicos Largo da Matriz e da Orla do Rio das Almas e de antigas edificações como as do Teatro, do Cinema, da Casa de Câmara e Cadeia e outros.

Serviço: 
Lançamento do livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis
Data:
19 de agosto de 2019, às 15h
Local: Sede do Iphan em Brasília (DF)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
​(61) 2024-5513 / 2024-5528 / (61) 99381-7543
(61) 2024-5511- 2024-5513 
Marianne Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 3224-6402 / 1310
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin