Peça sacra furtada há 24 anos é devolvida a Oliveira (MG)

Santo OnofreImagem de Santo Onofre, furtada do Museu Diocesano Dom José Medeiros Leite, de Oliveira, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, foi devolvida hoje, dia 21 de agosto, à Cúria Diocesana de Oliveira, em encontro na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Belo Horizonte.

No encontro, a superintendente do Iphan/MG, Célia Corsino, entregou ao bispo de Oliveira, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, a peça sacra de madeira, de 15,5 centímetros de altura e datada do século 18, que estava desaparecida desde 24 de julho de 1994, quando 36 peças na cidade de Oliveira foram furtadas. A imagem foi devolvida anonimamente, na sede da superintendência do Iphan no estado de São Paulo, acompanhada de um bilhete, onde estava escrito “Igreja de Oliveira M.G.”. A identificação da peça foi possível graças ao banco de dados de Bens Culturais desaparecidos, mantido pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais (CPPC/MPMG).

Para Dom Miguel Ângelo, “a devolução do Santo Onofre significa reacender uma luz em um túnel de tristeza que envolveu a Diocese, com o furto no Museu de Oliveira”. De volta a sua cidade de origem, a peça ficará exposta no Memorial Diocesano, que está sendo construído em Oliveira. “Só temos que agradecer a Deus, que tocou a consciência de quem estava com a imagem. Queira Deus tocar a consciência de tantos outros, que estão com outras peças”, completou dom Miguel. A superintendente do Iphan reforçou a importância de ações como essa mesmo que anonimamente.

Minas Gerais é o Estado brasileiro que possui o maior número de bens tombados pelo Iphan. No entanto, o desaparecimento de peças sacras é uma realidade no estado. As autoridades mineiras ainda procuram por mais de 700 peças desaparecidas.

Qualquer pessoa que tiver informações sobre o paradeiro de peças desaparecidas pode entrar em contato com o Iphan, através do e-mail iphan-mg@iphan.gov.br ou pelo telefone (31) 3222-2440 ou contatar o Ministério Público: e-mail seccultural@mpmg.mp.br e telefone (31) 3250-4620.

 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin