Pintura de construções históricas de Olinda (PE) socializa e preserva o Patrimônio Cultural

Olinda (PE)

Ação resgata saber-fazer tradicional e integra moradores na revitalização do Patrimônio Cultural


O Projeto Pinte Seu Patrimônio (PSP), de Olinda (PE), é um dos vencedor do  Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2019 na Categoria 1 - Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material - Segmento 3 - instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada.

A iniciativa, que une conservação e cidadania, rende, desde 2017, resultados positivos para o restauro e a conservação do Patrimônio Cultural do Centro Histórico de Olinda (PE) e contribui para o sentimento de pertencimento do cidadão ao Patrimônio Cultural. Criada pela Prefeitura Municipal, a ação tem como objetivo executar a pintura e a conservação das fachadas dos imóveis inseridos no Perímetro de Tombamento do Sítio Histórico de Olinda, como o Mosteiro de São Bento, por meio da utilização da tradicional pintura a cal, que se adapta de maneira mais adequada às construções antigas.

Olinda (PE)A partir de um convênio com o Governo do Estado de Pernambuco, o projeto tem como mão de obra os reeducandos do Programa Patronato, que reúne órgãos de execuções penais vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. O caráter social da ação contribui para a reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho, pois eles recebem orientação e capacitação técnica de profissionais da Prefeitura de Olinda, como arquitetos, engenheiros e técnicos em restauro.

A parceria também envolve diretamente os moradores da região, que fornecem o material para a execução do serviço. Para participar, eles não podem ter histórico por danos ao patrimônio por obras irregulares que tenham danificado o imóvel. Até o momento, entre os resultados obtidos, estão 28 imóveis inscritos no projeto, seis residências com reversão da pintura, quatro oficinas de pintura a cal e cerca de 500 pessoas atingidas com a pintura de painel.

Segundo parecer da Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo, o projeto destaca-se por sua abrangência urbana, pela estrutura e sistematização de sua gestão e pelo envolvimento de um grupo social em permanente risco de marginalização, oferecendo-lhe capacitação, recuperação e integração ao  mercado de trabalho. A ação também preocupa-se em envolver os moradores da região, contribuindo para o resgate de um saber-fazer tradicional e para a conscientização do cidadão no processo de defesa do Patrimônio Cultural.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia da Conceição Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
(61) 2024-5528 - 2024-5531
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin