Proteção a línguas indígenas é discutida em congresso internacional no Peru

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participará das atividades do Congresso Internacional de Línguas Indígenas a ser realizado em Cusco, no Peru, entre 25 e 27 de setembro. O evento visa organizar um espaço de análise e reflexão no qual seja evidenciada a interdependência entre o patrimônio cultural imaterial e as línguas indígenas, em particular pela ótica da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco 2003, que destaca a importância das línguas como principal veículo de expressão e transmissão de uma cultura.

O convite para o Congresso partiu do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Crespial) que terá um painel temático sobre Línguas Indígenas a partir de três eixos centrais. Um deles trata do Vínculo entre Patrimônio Cultural Imaterial e as Línguas Indígenas e terá como expositor, no dia 25 de setembro, o antropólogo Marcus Vinícius Carvalho Garcia, da Divisão Técnica de Diversidade Linguística do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan). 

O painel segue com assuntos voltados às iniciativas de salvaguarda realizadas em outros países, a exemplo das comunidades Aymara localizadas na Bolívia, Chile y Peru; do povo Totonaca de Veracruz, do México, bem como o papel das mulheres amazônicas na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e na conservação e transmissão das línguas. O evento é uma das ações que atende ao chamado da Organização das Nações Unidas (ONU) que elegeu 2019 como o Ano Internacional de Línguas Indígenas, devido à preocupação sobre a necessidade urgente de elaboração de iniciativas para preservar e promover a diversidade linguística dos povos originários. 

Crespial
O Crespial foi criado em 2006, a partir de acordo entre a UNESCO e o governo do Peru, com o objetivo de promover e apoiar ações de salvaguarda e proteção do vasto patrimônio cultural imaterial dos povos da América Latina. Os Núcleos Focais do CRESPIAL são quinze e corresponde aos seguintes Países Membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Iphan é o representante brasileiro no Crespial e também integra o comitê executivo do Centro Internacional. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin