Obras possibilitam visitas em sítio arqueológico no Rio Grande do Norte

publicada em 10 de julho de 2013, às 11h34

 

Uma audiência pública no próximo dia 15 de julho, às 19h, no Auditório da Câmara Municipal de Parelhas (RN) vai tratar das obras de socialização do sítio arqueológico Mirador. A audiência é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan-RN) em parceria com a Prefeitura de Parelhas.

A ação faz parte de um conjunto de projetos contemplados no Edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, no valor de R$ 205 mil e também conta com um aporte de R$ 40 mil do orçamento do Iphan. O sítio arqueológico Mirador possui vasto acervo de arte rupestre figurativa, típica da região do Seridó que vinha sendo degradado por visitas descontroladas que deixaram um rastro de pichações e lixo que poderiam comprometer a conservação do patrimônio.

Com as obras de socialização, já foram removidas as pichações, casas de insetos, vegetação e galerias de cupins que degradavam as pinturas. As obras incluem área de estacionamento, escadarias de alvenaria de pedra, plataformas e passarelas em madeira de lei, além de fixação de placas de sinalização. Um termo de cooperação técnica entre o Iphan e a Prefeitura passando ao município a manutenção das estruturas e o controle da visitação.

Na cidade vizinha de Carnaúba dos Dantas já estão socializados, nos mesmos moldes, três sítios arqueológicos que estão abertos à visitação desde março de 2011. Para este ano além do sítio Mirado o Iphan está socializando o sítio Abernal, em Serra Negra do Norte, também na região do Seridó.

Confira o convite aqui.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin