Manaus (AM) recebe praças e Pavilhão Universal nos festejos do aniversário da cidade

Pavilhão Universal em Manaus (AM)

Como parte da programação de aniversário de Manaus (AM), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal entregam, no dia 11 de novembro, o resultado de um conjunto de obras nas praças Adalberto Vale e Tenreiro Aranha, que culminam com a conclusão da restauração do Pavilhão Universal. O pavilhão compõe o Centro Histórico da capital amazonense, representante do ciclo econômico da borracha, a chamada Belle Époque amazônica. Nascida à margem esquerda do rio Negro, a cidade, cujo nome é uma homenagem ao povo indígena Manaós, completou 350 anos de fundação no dia 25 de outubro.

Valorizando esses espaços públicos, as obras foram realizadas a partir da parceria entre Governo Federal e Municipal, com investimentos das duas fontes. As praças receberam recursos de quase R$ 1 milhão por meio do Iphan, e agora estão renovadas, com condições adequadas de acessibilidade, iluminação e paisagismo. Também foram feitas melhorias de sinalização e implantação de espaços de lazer, estimulando a permanência da população nestes locais. Além disso, entre as intervenções, também estavam a completa restauração do Pavilhão Universal e sua transferência da praça Tenreiro Aranha para a Adalberto Vale. O espaço terá agora novo uso, como Centro de Atendimento ao Turista.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, este é um presente pelos 350 anos de Manaus, concluindo uma importante etapa do esforço conjunto que vem sendo feito pela instituição e a Prefeitura para revitalizar e valorizar o Centro Histórico. “Esperamos que os moradores recebam esse presente com alegria e cuidem, junto conosco, desses espaços que são parte tão importante e simbólica da cidade", celebra. Com o apoio do Iphan, a administração municipal vem realizando o projeto Manaus Histórica, visando atrair turistas para a cidade e estimular o uso do Centro Histórico.

Testemunhas do período da borracha
No final do século XIX, com o avanço de técnicas de processamento da seringa e a crescente demanda internacional, a região amazônica tornou-se maior fornecedora mundial de látex, tendo Manaus como um dos entrepostos comerciais. Pelos rios da região, seringueiros extraíam a matéria prima que alimentaria transformações urbanas nas capitais, onde as elites se inspiravam na cultura francesa de fim de século: assim ficaria conhecida a Belle Époque amazônica. O Pavilhão Universal e os mais de dois mil prédios tombados pelo Iphan no centro de Manaus são representantes desse período.

Construído como um chalé no início do século XX, o pavilhão é considerado um exemplar ímpar da arquitetura de ferro da Belle Époque. Durante a obra realizada, todas as peças metálicas originais que compõem a edificação foram restauradas e a cobertura refeita, conforme o formato de escama de peixe. O novo endereço do chalé, que agora passará a auxiliar os turistas da cidade, é a praça Adalberto Vale, vizinho ao endereço anterior, na praça Tenreiro Aranha.

Os dois espaços também possuem grande importância para a capital. Localizada na avenida Floriano Peixoto, a praça Adalberto Vale é um dos primeiros cenários do turista que chega pelo Porto de Manaus. Durante a obra de requalificação, foram encontrados vestígios de trilhos do antigo bonde que cruzava a região, ajudando a contar mais um pedaço da história da capital. A praça Tenreiro Aranha, por sua vez, data de 1845 e chegou a ser, durante a década de 1970, um grande estacionamento. Agora recuperada, ela passa a ser mais um espaço de convívio, lazer e contemplação.

A entrega da obra do Pavilhão Universal marca a conclusão das três obras. Originalmente integrantes de um conjunto de investimentos do Iphan, os três bens passaram a receber também recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), consolidando uma importante parceria entre Município e União, que inclui a já recuperada Praça XV de Novembro.

Serviço:
Entrega das obras das praças Adalberto Vale e Tenreiro Aranha, com implantação do Pavilhão Universal

Data: 11 de novembro de 2019, às 10h30
Local: Praça Adalberto Vale, Centro – Manaus/AM

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Moisés Sarraf – moises.sarraf@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 / (91) 98165-4577
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin