I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil promoverá integração entre países em São Paulo (SP)

Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera

Serão três dias de oficinas com foco na construção de uma aliança juvenil pelo Patrimônio Mundial

Noventa estudantes brasileiros e espanhóis da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA) vão participar do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil. O evento, organizado em parceria pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Colégio Miguel de Cervantes, será realizado em São Paulo (SP), de 15 a 17 de novembro.  

A palestra inaugural sobre a importância dos jovens para a difusão e salvaguarda do Patrimônio Mundial marcará o início das atividades programadas para o fim de semana. Durante três dias, os alunos, que têm entre 13 e 15 anos de idade, vão participar de oficinas que serão ministradas por representantes do Ministério da Cultura da Espanha e do Iphan, em espanhol e em português.

As oficinas têm como foco os processos de escuta dos jovens, de maneira que possam identificar as suas percepções sobre o tema do Patrimônio Cultural e sustentabilidade. “O objetivo é ouvir as leituras de mundo desses jovens e convidá-los a refletir sobre o futuro. É entender o que esperam e desejam de uma sociedade que precisa urgentemente exercitar estilos de vida sustentáveis e que valorize a interculturalidade e os diferentes jeitos de estar no mundo”, apontou Sônia Rampim, chefe do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan.

A programação, que também contará com uma mostra audiovisual hispano-brasileira sobre o flamenco e o jongo, incluirá a degustação de comidas da dieta mediterrânica e da cozinha quilombola, além de visitas a museus e um passeio pelo centro de São Paulo (SP). Ao todo, 40 professores vão acompanhar os alunos que serão divididos em grupos durante as atividades.

Ao final do processo, os participantes construirão coletivamente produtos autorais baseado na vivência proporcionada pelo fórum: a Forumpédia, uma coletânea de conceitos apontados pelos jovens como fundamentais para a compreensão dos temas abordados; um mapa afetivo de suas referências culturais e uma carta que será encaminhada à Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), com a proposta de criação de uma aliança juvenil pelo Patrimônio Mundial.

 

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