Candidatura do Forte de Coimbra a Patrimônio Mundial é tema de debate em Corumbá (MS)

Evento, promovido pelo Iphan-MS, será nesta quinta-feira, 14 de novembro, às 14h

Forte Coimbra, em Corumbá (MS)A candidatura do Forte de Coimbra a Patrimônio Cultural Mundial será discutida durante reunião do Comitê Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS), que será realizada nesta quinta-feira, 14 de novembro, às 14h, em Corumbá (MS). O objetivo do encontro é divulgar o andamento do processo de elaboração do Dossiê Técnico de Candidatura a Patrimônio Mundial e as contribuições recebidas por integrantes do grupo.

Na ocasião, também será apresentado escopo do projeto de intervenção a ser contratado pelo Iphan-MS para o Forte, incluindo projeto arquitetônico, sinalização, visitação do acervo e complementares em nível executivo, orçamento e quantificação para execução de obra.

Participam do evento representantes governamentais e da sociedade, como Exército Brasileiro, Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho de Cultura do município de Corumbá e Associação de Moradores do Forte de Coimbra.

Candidatura a Patrimônio Mundial
A reunião dá continuidade às discussões que vêm sendo feitas desde maio de 2018, três meses antes da criação do Comitê Técnico do Forte de Coimbra, em agosto. Os debates ocorrem também nas outras 18 fortificações que compõem o Conjunto de Fortificações do Brasil, que integra a Lista Indicativa brasileira a Patrimônio Mundial da Unesco.

O Forte de Coimbra foi o primeiro a ser erguido em alguns pontos do rio Paraguai quando, a partir de 1775, a Coroa Portuguesa ordenou que se construísse fortificações militares para proteger suas fronteiras na colônia. Também durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), o Forte teve papel fundamental nas batalhas travadas, com as paisagens tranquilas do Pantanal como pano de fundo. Atualmente, o Forte é administrado pelo Exército Brasileiro.

Serviço:
Reunião do Comitê Técnico do Forte de Coimbra
Data: 14 de novembro de 2019, às 14h
Local: Auditório do Escritório Técnico do Iphan em Corumbá (MS). Rua MS Cavassa, S/N, Centro.
Inscrição: gratuita, no local


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
(61) 2024-5528 - 2024-5527
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin