Rio de Janeiro (RJ) sediará 9º Encontro Temático do Patrimônio Cultural

Rio de Janeiro Paisagem Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Lucio Costa (CLC), realizará no dia 18 de novembro a 9º edição do Encontro Temático do Patrimônio Cultural, com o tema Por um Patrimônio Resiliente. O evento, voltado para estudiosos e profissionais da área, será gratuito sem a necessidade de inscrições prévias.

Tratar das medidas necessárias à criação de um patrimônio resiliente, frente aos efeitos de um clima dinâmico é o foco do Encontro. Para isso, a programação conta com duas mesas redondas com seis apresentações de diversos convidados especialistas no tema. Os novos desafios à conservação do Patrimônio Cultural devido á variabilidade climática e estudos de caso da Enchente em São Luiz do Paraitinga (SP) e Tornado em São Miguel das Missões (RS) são alguns dos assuntos das mesas.

As questões climáticas alteram a composição da atmosfera mundial, provocando efeitos extremos que impactam direta ou indiretamente o Patrimônio Cultural Brasileiro. Promover um espaço de debates e troca de experiências sobre casos relacionados à preservação do Patrimônio Cultural é um dos objetivos do evento, que também visa estabelecer uma rede de conhecimentos, além de fomentar e aprofundar a reflexão sobre as responsabilidades na construção de políticas de patrimônio e na gestão de bens culturais.

A iniciativa é uma continuidade do projeto Jornadas do Patrimônio. A 9ª edição será na sede do Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro (RJ) com início às 9h30 e encerramento às 17h30. Haverá transmissão via streaming por meio do canal do Iphan no youtube.

Serviço:
9° Encontro Temático de Patrimônio Cultural: Por um patrimônio resiliente
Data: 18 de novembro, das 09h às 17h30
Local: Sede do Centro Lucio Costa – Edifício Teleporto
 Av. Presidente Vargas, nº 3131, auditório do 19º andar, Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Yara Diniz yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin