Feira do Cabaçaco ocupará o centro histórico de Porto Nacional (TO)

Feira do Cabaçaco ocupará o centro histórico de Porto Nacional (TO)

Haverá mostra de artesanato, produtos da agricultura familiar, alimentos típicos e atrações culturais locais.
 

A tradicional Feira do Cabaçaco está de volta para movimentar a cena cultural no Centro Histórico de Porto Nacional (TO). Barracas de artesanatos, produtos da agricultura familiar e alimentos típicos ocuparão a antiga rua do Cabaçaco (atual Coronel Pinheiro), no dia 7 de dezembro, a partir das 18h.

Feira do Cabaçaco ocupará o centro histórico de Porto Nacional (TO)A feira, organizada pela Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE), pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan-TO) e pela prefeitura municipal, é fruto de uma proposta de gestão compartilhada do Centro Histórico de Porto Nacional. A iniciativa, celebrada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, tem como objetivo reunir parceiros em prol da preservação do patrimônio cultural da cidade.

“A promoção desse evento vem da necessidade de ocupação do Centro Histórico de Porto Nacional. Além de promover o resgate cultural, busca-se estimular a economia solidária e envolver a comunidade local”, ressalta a arquiteta da Divisão Técnica do Iphan-TO, Gabriela Pontes Monteiro.

A ação contará com a participação de diversos parceiros e agentes promotores sociais e culturais, como o Fórum de Economia Solidária e a Associação dos Artesãos de Porto Nacional. A expectativa é de que, com o envolvimento de moradores, artistas e artesãos locais, após a primeira edição, a feira passe a acontecer de forma regular, por iniciativa da própria comunidade.

“Essa realização possibilita demonstrar o potencial da área para o desenvolvimento de um ambiente socioeconômico sustentável. A partir da ocupação e uso do Centro Histórico para fins culturais e comerciais, permite-se a manutenção de sua vitalidade, transformando o cenário e incentivando a preservação do patrimônio cultural tombado”, completa a arquiteta.

Serviço:
Feira do Cabaçaco
Data:
07 de dezembro de 2019, às 18h.
Local: Em frente à sede da Comsaúde/Caetanato - Rua Coronel Pinheiro nº 1785, Centro, Porto Nacional (TO).


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin