Diamantina comemora 20 anos como Patrimônio Mundial

Passadiço da Gloria

Como uma joia em um colar de montanhas áridas e rochosas no nordeste do Estado de Minas, o Centro Histórico de Diamantina forma um precioso testemunho da ocupação do interior do Brasil. Tombado pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, o Centro Histórico comemora 20 anos de reconhecimento como Patrimônio Mundial, pela Unesco.

Para comemorar o título, a Prefeitura Municipal de Diamantina em parceria com o Iphan e diversas instituições locais, preparou uma programação para os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Alvorada festiva, encontros, exposições, feiras culturais e gastronômicas, performances, repique de sinos, retretas, serestas e shows musicais estão entre as muitas atrações que prometem movimentar a cultura e o turismo local no fechamento do ano festivo.

Formada a partir da descoberta e exploração do ouro no Vale do Córrego do Tijuco, em 1713, a cidade conservou significativas referências culturais, mantendo um acervo, sobretudo arquitetônico e urbanístico, perfeitamente integrado à paisagem. O Centro Histórico de Diamantina apresenta uma configuração característica das cidades do período colonial e é exemplo importante da ocupação do interior do Brasil por exploradores, garimpeiros de diamantes e representantes da Coroa Portuguesa, que construíram ali uma cultura original, no século XVIII, adaptando modelos europeus às realidades das Américas.

Suas festividades religiosas e populares são atração para os que visitam a cidade. Devido à estreita ligação que Diamantina sempre teve com as pedras preciosas, os artesãos de Diamantina se tornaram mestres nos trabalhos de ourivesaria e lapidação. Atualmente a cidade exerce o papel de polo regional, com diversificação de comércio, serviços, saúde, educação e atividades culturais.

 

Serviço:
Diamantina 20 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade
Data: de 29 de novembro a 01 de dezembro
Local: Diamantina, MG
 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin