Vapor Benjamim Guimarães será restaurado pelo Iphan em Pirapora (MG)

Única embarcação a vapor em atividade no mundo, o vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913 nos Estados Unidos e localizado atualmente em Pirapora (MG), será restaurado. A ação é resultado de convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A assinatura da parceria aconteceu dia 03 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte (MG), durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Turismo. Está previsto um aporte de R$3,7 milhões para o restauro da embarcação, por parte do Iphan, com contrapartida de R$74 mil pelo Iepha.

O anúncio do investimento foi feito pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio que afirmou: “É satisfatório assinar com o governo de Minas Gerais o convênio que garante o recurso de restauração de uma das embarcações a vapor que fizeram história no turismo brasileiro”. A cerimônia contou também com a participação da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, da presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo e da prefeita do município mineiro de Prirapora, Marcella Fonseca.

O Benjamim Guimarães, que já navegou no Rio Mississipi (EUA) e, posteriormente, em rios da Bacia Amazônica, mantém suas características originais. A embarcação navegou o Rio São Francisco até 2014 e por várias décadas foi utilizada no transporte de cargas e passageiros no trecho Pirapora (MG) – Juazeiro (BA), servindo até no transporte de tropas do Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial.

Com capacidade para transportar até 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, a embarcação possui três pisos: no primeiro, encontram-se a casa de máquinas, caldeira, banheiros e uma área para abrigar passageiros. No segundo, estão instalados doze camarotes e, no terceiro, um bar e área coberta.

Com a reforma e restauração, a população, especialmente os cidadãos de Pirapora e dos demais municípios que margeiam o rio em seu trecho navegável, poderá ver de volta o Vapor Benjamim Guimarães passeando pelo Velho Chico e contribuindo para a movimentação econômico-turística da região.

 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Vapor Benjamim Guimarães

  • Benjamim Guimarães 01
    Assinatura da parceria - Kátia Bogéa
  • Benjamim Guimarães 02
    Assinatura da parceria - Daniela de Castro
  • Benjamim Guimarães 03
    Assinatura da parceria
  • Benjamim Guimarães 04
    Semana Nacional do Turismo
  • Benjamim Guimarães 09
    Semana do Turismo
  • Benjamim Guimarães 06
    Deputado Federal Newton Cardoso Jr.
  • Benjamim Guimarães 04
    Kátia Bogéa, Marcella Fonseca e Daniela de Castro
  • Benjamim Guimarães 11
    Semana do Turismo
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin