Chega ao Rio a exposição inédita Patrimônio Imaterial Brasil-Portugal

 

Mostra apresenta 65 bens culturais dos dois países

As cores, os ritmos e os saberes do Patrimônio Cultural do Brasil vão se unir às manifestações da cultura portuguesa na exposição Patrimônio Imaterial Brasil-Portugal: a celebração viva da cultura dos povos, que fica aberta ao público a partir do dia 18 de dezembro, no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro (RJ). Com cerca de 65 bens culturais dos dois países, a exposição é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, em parceria com a Direção-Geral do Patrimônio Cultural de Portugal (DGPC).

A mostra, inédita, conta com o acervo de mais de 200 peças que revelam ao visitante a riqueza do Patrimônio Cultural imaterial brasileiro e português. Objetos de museus, peças produzidas por mestres e artesãos brasileiros e por comunidades portuguesas (que compõem a cadeia produtiva do Patrimônio Cultural), incluindo peças de colecionadores, fazem parte da proposta do projeto.

“Trata-se de uma grande feira popular. Uma feira que revela a diversidade cultural do povo brasileiro e português, seus costumes e suas tradições”, revela Luiz Prado, idealizador do projeto, que vai reunir artigos oriundos de manifestações como os maracatus, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e do Cavalo-Marinho. Por meio de fotos, vídeos, documentos e objetos, a mostra apresenta o cotidiano das festas e celebrações, dos ofícios e manifestações brasileiras, com origem nas matrizes culturais indígena, negra e portuguesa.

Durante a abertura da exposição, uma dupla de repentistas deu o tom da programação entoando versos improvisados que trouxeram o universo nordestino para o Centro carioca. Na sequência, o curador da exposição, Luciano Figueiredo, destacou que “o Patrimônio Imaterial é um caminho para grupos tradicionais manterem a sua unidade e tradição.” Já o sub-diretor do DGPC, João Carlos dos Santos, apontou que as instituições de patrimônio dos dois países se orientam pela mesma missão em prol da salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

A mostra é composta por técnicas de produção de cerâmicas, de instrumentos musicais, de artefatos indígenas, assim como a representação de ritmos e festividades únicas, incluindo indumentárias de diversas manifestações. Além disso, diversos outros tipos de manifestações culturais acolhidas pelas instituições luso-brasileiras também estarão expostos, a exemplo do Fado, das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, do Frevo e do Modo de Fazer Renda Irlandesa.

“Os elementos da exposição são o resultado de saberes, formas de expressões, celebrações e lugares que as comunidades e grupos formadores da sociedade brasileira desenvolveram no decorrer de séculos”, explica o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Hermano Queiroz. “De Norte a Sul, o Iphan atua na salvaguarda desse patrimônio imaterial. E na exposição a sociedade poderá conhecer a riqueza, a beleza e a inventividade que fazem parte do dia a dia do brasileiro.”

A exposição interativa é um convite para o visitante mergulhar no processo da cultura luso-brasileira, possibilitando uma experiência imersiva no universo cultural das manifestações retratadas. A exposição ficará em cartaz até o dia 29 de março: de terça a sexta, das 12h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Com entrada gratuita, a exposição é livre para todos os públicos. 

Para o curador, Luciano Figueiredo, a exposição permitirá o acesso do público a conhecimentos restritos das comunidades. "Recentemente o Iphan ampliou a catalogação de bens culturais do país, tornando a exposição dinâmica e viva, enriquecendo ainda mais o conteúdo do acervo", destaca o historiador.

Serviço:

Exposição Patrimônio Imaterial Luso-Brasileiro
Local:
Paço Imperial - Praça Quinze de Novembro, 48 - Centro, Rio de Janeiro
Abertura: 18 de dezembro às 19h (necessária confirmação prévia)
Temporada: de 19 de dezembro a 29 de março de 2020
De terça a sexta, das 12h às 19h / sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Ingresso: entrada gratuita

Informações para a imprensa
José Raphael e Rô Lopes
Contato: (21) 99762-6941 / (21) 99693-8333
joseraphael@estarcomunicacao.com.br / ro@estarcomunicacao.com.br

Abertura exposição Patrimônio Imaterial Brasil-Portugal

  • RJ_ExposiçãoImaterial_1
    Na noite desta quarta-feira, foi realizada a abertura da exposição Patrimônio Imaterial Brasil-Portugal, no Paço Imperial, Rio de Janeiro (RJ)
  • RJ_ExposiçãoImaterial_2
    O acervo da exposição é composto por cerca de 200 peças de 65 bens culturais de Brasil e Portugal
  • RJ_ExposiçãoImaterial_3
    O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é um dos bens que compõem o acervo da exposição
  • RJ_ExposiçãoImaterial_4
    Participou da abertura da exposição, a diretora do Centro Cultural Paço Imperial, Cláudia Werneck Saldanha
  • RJ_ExposiçãoImaterial_10
    O universo nordestino foi representado por uma dupla de repentistas, expressão artística que compõe a Literatura de Cordel, bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil
  • RJ_ExposiçãoImaterial_6
    Estandarte de Santo Antônio, um dos símbolos de devoção espalhada por todo o Brasil, principalmente durante a quadra junina
  • RJ_ExposiçãoImaterial_7
    O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Hermano Queiroz, destacou a importância da difusão dos significados de bens culturais
  • RJ_ExposiçãoImaterial_8
    O acervo da exposição reúne símbolos da religiosidade brasileira, como o gradil da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador (BA), e suas tradicionais fitinhas
  • RJ_ExposiçãoImaterial_9
    Ainda durante a programação, teve os tambores e danças do jongo, manifestação registrada como Patrimônio Cultural
  • RJ_ExposiçãoImaterial_11
    A exposição é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Direção-Geral do Patrimônio Cultural de Portugal (DGPC)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin