I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil divulga resultados
90 adolescentes de todo o Brasil assumem, junto a 40 professores, o compromisso de difundir a preservação do Patrimônio Cultural
“Patrimônio não é só aquilo que podemos ver ou tocar. Quando falamos de Patrimônio Cultural estamos nos referindo ao conjunto de culturas, artes, histórias, de diversidades, podendo ser material ou imaterial”. O conceito, tirado da Forumpedia, é um dos aprendizados dos 90 jovens que participaram do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil.
Uma realização da Embaixada da Espanha no Brasil, da Unesco e do Colégio Miguel de Cervantes, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Fórum teve como tema principal Patrimônio Cultural Imaterial e Identidade. Reunindo estudantes de 12 a 15 anos vindos de escolas de todo o país, o evento contou ainda com participantes da Colômbia e com a presença de 40 professores.
“Quando você dá possibilidade de desenvolvimento aos jovens, eles vêm com tudo. Vimos os adolescentes muito engajados. Inclusive sentiram muita necessidade de divulgar o que eles estavam tratando ali, para que isso chegasse a outros jovens da rede e fosse ainda além”, narra Sônia Florêncio, chefe do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan. Como resultado das oficinas, os jovens produziram um mapa afetivo do Patrimônio Cultural hispano-brasileiro, além do Forumpedia, glossário composto por termos usados ao longo do Fórum redigido pelos próprios estudantes, e da Carta do Fórum.
A carta foi traduzida em três idiomas – espanhol, francês e inglês – e difundida entre as escolas da Rede PEA Unesco, que tem alcance mundial. No documento, os participantes assumiram o compromisso de se tornar multiplicadores dos valores associados à preservação, salvaguarda e promoção do Patrimônio Cultural. E estimular, assim, a curiosidade e o interesse de outros jovens pelos bens salvaguardados no Brasil e no mundo. “Como tínhamos jovens do Brasil todo, na hora de fazer o mapa afetivo, cada um trouxe conceitos de referência cultural muito próximo deles e da vida deles, de sua vivência cotidiana e da ressignificação que fazem do Patrimônio Cultural”, destaca Sônia.
Realizado de 15 a 17 de novembro de 2019, na escola Miguel de Cervantes em São Paulo, o I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil contou com conferências, atividades de integração e oficinas sobre Patrimônio Cultural Imaterial (flamenco, dieta mediterrânea, cozinha quilombola, capoeira, samba de roda, jongo, entre outros). Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar diferentes espaços da capital paulista, como o Museu Afro Brasil, o Solar da Marquesa de Santos e o Farol Santander. Em 2020, a segunda edição do Fórum, ainda sem data definida, dará continuidade ao desenvolvimento do tema da preservação do Patrimônio Cultural.
Forumpedia
MEMÓRIA: é uma lembrança construída por uma sociedade que, direta ou indiretamente, vivenciou algo importante para sua formação de identidade, gerando uma herança e uma tradição. Sua função é preservar o valor e manter vivo um patrimônio, assegurando sua importância.
IDENTIDADE: a identidade é o que caracteriza determinado território, nação ou indivíduo, e os diferencia dos demais. Ela pode ser construída a partir de uma herança, ou por meio do próprio indivíduo.
DIVERSIDADE: a diversidade de ideologias e crenças da nossa sociedade contribui para a formação do patrimônio. Portanto, devemos respeitar a diversidade de ideias sobre o patrimônio, o que contribui para a formação de uma identidade e une uma sociedade. A diversidade cultural contribui não apenas para o crescimento econômico, como também para o acesso a uma existência intelectual, moral e espiritual. Não apenas um grupo pode se identificar com um patrimônio, e sim vários deles. Logo, a diversidade de ideias forma o patrimônio e o patrimônio forma uma diversidade de ideias.
PATRIMÔNIO: quando falamos de patrimônio estamos nos referindo ao conjunto de diversidades, culturas, artes, histórias, entre outros, podendo ser material ou imaterial. Patrimônio não é só aquilo que podemos ver ou tocar. O patrimônio imaterial existe e está presente no nosso dia a dia, contando nossa história, só que de uma maneira diferente, por meio das danças, culinária, vestimentas etc. Portanto concluímos que patrimônio é tudo aquilo que representa memórias, ações, valores, culturas e muito mais.
SUSTENTABILIDADE: sustentabilidade é manter um equilíbrio, ou seja, que cada uma das variáveis esteja em igualdade para que nenhuma delas se perca.
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