Iphan inaugura nova sede em Goiânia (GO)

 

Nova sede Iphan-GOA Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) está de casa nova. O prédio, que abrigou a antiga Delegacia Fiscal, é da década de 1930 e possui elementos e traços marcantes do estilo Art Déco, integrando o conjunto de prédios públicos que ocuparam posição de destaque no traçado inicial da cidade. A obra de restauração recebeu investimentos no valor de R$ 11,56 milhões e a cerimônia de entrega foi realizada nesta sexta-feira, 14 de fevereiro. 

Em seu discurso, o presidente interino do Iphan, Robson de Almeida, ressaltou a importância história e cultural da homenageada Belmira Finageiv e apontou os benefícios da nova sede. Ele lembrou ainda dos investimentos que o Iphan tem feito no estado de Goiás nos últimos anos e a busca permanente do Instituto por uma maior interlocução com a sociedade. “O patrimônio tem que ser bom para os seus cidadãos e é isso que o Iphan busca: a melhoria da qualidade de vida nas cidades históricas. Que o patrimônio seja algo bom na vida das pessoas e não um peso”, afirmou Robson.

Na ocasião, o superintendente do Iphan em Goiás, Alysson Cabral, falou sobre a importância de se aproximar o cidadão do Iphan para que ele conheça a importância de se preservar o Patrimônio Cultural e se sinta parte desse processo. "Não se preserva o que não se conhece e o que não se respeita", afirmou.

O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, também ressaltou a necessidade de se realizar ações contínuas presevação, inserindo o cidadão e impulsionando a sensação de pertencimento por meio do trabalho de educação patrimonial, especialmente com as crianças. 

Para a goianiense Ana Clara Custódia, a presença do Iphan-GO no centro da cidade é primordial para se aproximar do cidadão. “Essa comunicação ajuda a população a conhecer melhor o lugar onde se vive, entender um pouco melhor da cidade, do patrimônio, saber a importância que  tem cada prédio, cada rua, cada espaço", pontuou.

Durante o evento, a coordenadora técnica do Iphan em Goiás, Beatriz Otto, fez uma apresentação sobre as etapas e os processos de restauração do edifício. A cerimônia contou, ainda, com a participação do grupo Ciranda das Flautas, que tocou o Hino Nacional.

Casa do Patrimônio
A nova sede do Iphan-GO, batizada de Casa do Patrimônio Belmira Finageiv, homenagem à arquiteta pioneira na preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da região Centro-Oeste, trouxe uma série de benefícios, como a redução de custos – com sede própria, o Instituto não terá mais despesa com aluguel –, melhor acondicionamento do quadro de servidores, do laboratório de arqueologia, do acervo documental e bibliográfico, que terão uma área específica para o atendimento ao público, com ambientes totalmente acessíveis.

O novo espaço apresenta também uma novidade no formato de atuação do Iphan em Goiás: passa a funcionar como Casa do Patrimônio, resultando em maior interlocução com a sociedade, sobretudo no atendimento e na qualificação de estudantes, parceiros institucionais e sociedade civil. Durante a inauguração, o espaço de exposição do prédio contou com duas telas do artista plástico goiano Siron Franco com a seleção de algumas telas que integram o seu trabalho.

Valorização da memória
A obra de restauração durou quatro anos e foi realizada em quatro etapas: iniciou com a demolição dos anexos, acréscimos sucessivos que o edifício sofreu ao longo dos anos. Na segunda etapa, foi feito o reforço estrutural e da cobertura. Em seguida, foi restaurado o edifício principal, com valorização do estilo arquitetônico presente nos pisos iniciais em granitina e tacos de madeira, nas esquadrias das portas com desenhos geométricos, luminárias e gradis das janelas em ferro, elementos decorativos que inspiraram os primeiros edifícios da capital, simbolizando modernidade e progresso.

Por fim, a quarta etapa contemplou a construção de um novo anexo, composto por auditório, salão de exposição e espaço de eventos. Com ele, o edifício passou a ter dois acessos, tanto pela Praça Cívica quanto pela Avenida Araguaia, interligando a construção já existente e o novo edifício.  Além da modernidade estrutural, as áreas verdes iniciais do prédio localizadas no pátio central e no recuo para a Avenida Goiás também foram resgatadas, trazendo leveza e harmonização para o local e transformando-o em ponto de encontro e convivência.

Inspiração Art Déco
A capital goiana reúne um grandioso e representativo acervo Art Déco, cujas características principais são os elementos decorativos geométricos e as formas aerodinâmicas, presentes na Antiga Delegacia Fiscal e mantidas após o restauro (nova sede do Iphan-GO). Entre outros bens com as mesmas características estão o Teatro Goiânia, a Torre do Relógio da Avenida Goiás e o Coreto da Praça Cívica. Ao todo, 22 bens compõem o Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2003. 


Assessoria de Comunicação 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia Lima -  clelia.lima@iphan.gov.br
Marianne Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(61) 2024-5528 - 2024-5527

(62) 3224-6402
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin