Fortificações candidatas a Patrimônio Mundial são tema de capacitação de professores

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande faz parte da candidatura, que deve ser analisada pela Unesco em 2021Duas fortificações candidatas a Patrimônio Mundial serão tema de uma capacitação que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará ao longo do mês de fevereiro com professores da rede pública de Guarujá e Bertioga (SP). O objetivo é que os estudantes próximos à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Guarujá) e ao Forte São João (Bertioga) e suas comunidades sejam protagonistas no processo de candidatura, que deve ser oficializada pela Unesco em 2021. O projeto recebeu R$ 135 mil em recursos do Iphan.

A primeira etapa da ação, realizada em parceria com as prefeituras de ambos os municípios, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o SESC Bertioga, prevê a realização de uma oficina, ministrada por técnicos do Iphan. Nela, os professores serão apresentados a conceitos de Patrimônio Cultural, a legislação da área, as oportunidades trazidas pela educação patrimonial e informações sobre as fortificações, como seu histórico e especificidades técnicas. Em seguida, um plano de trabalho para 2020 será consolidado.

A aproximação com a comunidade é uma das orientações da Unesco em relação às candidaturas a Patrimônio Mundial. Esse projeto, que faz parte da etapa preparatória do processo, vai ao encontro dessa recomendação. “O objetivo é que os professores participem de uma construção coletiva de conhecimentos com o objetivo de utilizar inventários participativos em sala de aula. Essa ferramenta de educação patrimonial aproxima a comunidade de seus bens culturais, pois considera que os moradores são protagonistas para identificar as referências culturais de seu território, criando uma compreensão comum e uma responsabilidade compartilhada pela preservação do patrimônio e, especificamente, das fortificações”, explica Sônia Rampim, chefe do Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan.

Os educadores de Guarujá passam pela qualificação essa semana, em Santos (SP).  Já os de Bertioga serão capacitados na próxima semana, no próprio município. Durante os encontros, eles definirão o cronograma da ação para este ano.

Inventários participativos

Os inventários participativos são uma ferramenta usada pelo Iphan em ações de educação patrimonial. Durante sua construção, a comunidade assume o protagonismo de inventariar, descrever, classificar e definir o que entende como Patrimônio Cultural. O resultado é um mapeamento de celebrações, saberes, formas de expressão, lugares e objetos, fortalecendo o vínculo entre a população e seus bens culturais.

No caso das fortificações, a realização de ações de educação patrimonial faz parte do ciclo preparatório da candidatura. Elas são essenciais para que entes como governos, ONGs e comunidades desenvolvam uma compreensão comum e uma responsabilidade compartilhada pelo futuro dos bens.

Fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial

A candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial é uma iniciativa que inclui 19 monumentos em dez estados do país, dois deles em São Paulo. Importantes testemunhos do histórico de ocupação, defesa e integração do território nacional, sua inclusão na lista de bens de excepcional valor universal criará um compromisso internacional por sua preservação.

Serviço:

Capacitação de professores em educação patrimonial – Santos
Data: 11 a 14 de fevereiro de 2020, das 13h às 17h
Local: Diretoria de ensino – Região Santos (Rua Guedes Coelho, 107, sala 207, Encruzilhada – Santos/SP).

Capacitação de professores em educação patrimonial – Bertioga
Data: 17 a 21 de fevereiro de 2020, das 13h às 17h
Local: Secretaria de Educação de Bertioga (Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro – Bertioga/SP).

Mais informações para a imprensa
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