Pesquisa busca aprimorar segurança nas transações com obras de arte e antiguidades

Prazo CNART

Os comerciantes e leiloeiros de obras de arte e antiguidades podem ajudar a aprimorar os mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro envolvendo esses bens culturais. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ampliou o prazo para participação na pesquisa online que tem o objetivo de conhecer o ponto de vista das pessoas que atuam no setor sobre a dinâmica de suas transações comerciais. Agora os interessados podem preencher o formulário até o dia 05 de abril. 

Os resultados serão utilizados para melhorar a política institucional de prevenção à lavagem de dinheiro, evitando que este importante setor da economia e da cultura seja envolvido em atividades ilícitas. É possível responder à pesquisa em menos de cinco minutos. As respostas são anônimas e objetivas. 

Atuação do Iphan
O Iphan atua na prevenção à lavagem de dinheiro com obras de arte e antiguidades desde 2016, quando o Cadastro Nacional de Negociantes de Obras de Arte e Antiguidades (CNART) passou a incluir todos os profissionais do setor e novas funcionalidades voltadas para essa finalidade. A ação do Iphan nesse âmbito busca garantir maior regulação dos procedimentos a serem observados neste mercado, em decorrência da Lei nº 9.613/1998.

Serviço
Pesquisa: Dinâmica das transações no setor de artes e antiguidades

Participação online até o dia 05 de abril

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin