Artigos de servidores do Iphan inauguram coleção Cadernos Salvaguarda de Bens Registrados

Pintura Corporal e Arte Gráfica dos índios Wajãpi, no Amapá

O trabalho realizado por servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) junto com os detentores dos 48 bens culturais imateriais – protegidos no âmbito federal – estarão apresentados no primeiro número da coleção Cadernos Salvaguarda de Bens Registrados a ser lançada pelo Instituto ainda este ano. Poderá submeter artigo inédito, até o dia 15 de julho, o autor que explicite sua relação profissional com o bem cultural registrado e indique a sua vinculação institucional com o Iphan. Também foi ampliada nesta chamada de artigos a participação de pesquisadores e consultores que tenham desenvolvido ações de salvaguarda em conjunto com o Instituto.

Cordéis feitos por alunos das escolas Martins de Sá e da CajaibaO objetivo da chamada de artigos é compilar  reflexões sobre o efeito do registro dos Patrimônios Culturais do Brasil e diferentes experiências vivenciadas nos últimos 20 anos, tendo como referência os eixos que norteiam a Política: Mobilização Social e Alcance da Política; Gestão Participativa no processo de salvaguarda; Difusão e Valorização; Produção; Reprodução Cultural. 

O conteúdo deverá abordar experiências de desenvolvimento de ações de promoção e proteção dos bens culturais registrados no âmbito da Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial tais como: a constituição dos coletivos deliberativos e dos centros de referência; a produção de pesquisas, mapeamentos e inventários; o estabelecimento de parcerias; a inserção no mercado de produtos e serviços associados aos bens registrados; mediações relativas a direitos de propriedade intelectual e ao desenvolvimento de medidas administrativas e/ou judiciais de proteção do bem cultural em situação de ameaça, dentre outras. Além disso, os conteúdos também poderão tratar de temáticas correlacionadas aos contextos específicos dos bens culturais, a exemplo de questões ambientais, de gênero, saúde pública, de desenvolvimento sócio-econômico, educacionais, etc.

A avaliação dos artigos, que poderá ter até três coautores, será feita pela comissão editorial formada por técnicos da Coordenação-Geral de Promoção e Sustentabilidade do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan (CGPS-DPI). 

Envio de artigos
Cada autor poderá enviar um artigo por meio do endereço eletrônico cgps@iphan.gov.br. No campo assunto do e-mail deve ser mencionada a informação “Chamada de Artigos CADERNOS SALVAGUARDA DE BENS REGISTRADOS”. As informações completas estão disponíveis no edital.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br  
(61) 2024-5512  
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr www.instagram.com/iphangovbr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin