Obra de construção da passarela do Sítio Arqueológico Caititu é concluída em Lajeado (TO)

Obra de construção da passarela do Sítio Arqueológico Caititu é concluída em Lajeado (TO)

Nova estrutura vai facilitar o acesso ao local e o deslocamento seguro dos visitantes em área protegida pelo Iphan

Uma estrutura de 30 metros de comprimento, instalada na mata, ao redor do rochedo, dentro do Sítio Arqueológico Caititu, será inaugurada após o fim da situação de pandemia decretada em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). A passarela implantada para melhorar o acesso e o deslocamento dos visitantes foi construída pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan-TO).

“A passarela foi construída de madeira de eucalipto. O objetivo era algo que harmonizasse com a paisagem local, o visual do próprio sítio. Por isso, ela foi inserida no mesmo nível de forma que as pessoas possam ter toda a percepção do sítio arqueológico”, conta a superintendente do Iphan-TO, Cejane Muniz. 

A construção da passarela, concluída no fim do mês passado, foi executada com recursos do Governo Federal e o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Lajeado. Ao todo foram investidos cerca de R$33mil.

A obra, segundo o arqueólogo do Iphan-TO, Romulo Macedo, integra as ações de conservação e promoção do sítio arqueológico. “Além da execução da passarela, o projeto prevê a execução dos serviços de conservação das pinturas rupestres - que já está em andamento - e a instalação de placas educativas e de sinalização do sítio, que ainda serão implementadas para orientar os visitantes”.

Obra de construção da passarela do Sítio Arqueológico Caititu é concluída em Lajeado (TO)A expectativa é de que tudo esteja pronto quando as medidas de isolamento social forem suspensas e o local for liberado para visitação. O investimento total será de R$65 mil.

Sítio Arqueológico Caititu
Localizado no município de Lajeado (TO), a 65 quilômetros de Palmas, o sítio arqueológico pré-histórico Caititu está situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado, criada em 1997, pelo governo do Estado de Tocantins, para a preservação dos sítios arqueológicos e históricos existentes na região.

O sítio se caracteriza pela presença de registros rupestres ao longo de 50 metros de um paredão arenítico. Ele possui mais de 1,5mil grafismos que representam animais, como pássaros e mamíferos, seres humanos e artefatos. Entre as pinturas, há a predominância da cor vermelha, mas também há registros da cor amarela. 

Até o momento, ainda não foram realizadas pesquisas arqueológicas voltadas para datação do sítio.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin