Restauração do Coreto da Praça Cívica é finalizada em Goiânia (GO)

Marco histórico da cidade, edifício voltará a ser ponto de encontro e contemplação

Quem faz o contorno da Praça Cívica, no centro de Goiânia (GO), logo se depara com um dos monumentos considerado o exemplar mais representativo do conjunto tombado art déco da capital goiana. É o Coreto, que, após a pandemia do novo coronavírus, voltará a ser ponto de encontro e contemplação para moradores e turistas. O edifício passou por uma obra de restauração promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi concluída neste mês.
 
Palco de diversas manifestações, o Coreto foi inaugurado em 1942, mesmo ano do batismo cultural de Goiânia. É uma importante construção da paisagem do Centro Histórico da cidade e se destaca pela riqueza dos detalhes e do acabamento, com composição simétrica, laje plana e elementos que também remetem ao ecletismo arquitetônico. 
 
A obra de restauração buscou valorizar o estilo art déco, com a recuperação integral da laje, dos pisos, bancos em granitina, revestimentos de pedra portuguesa na área externa, restauração do reboco, dos adornos e elementos decorativos, da recomposição de luminárias, paisagismo, execução de calçada acessível e, por fim, a pintura. A intervenção foi realizada de forma a garantir a integridade e arquitetura do edifício. 
 
Torre do Relógio
Além da restauração do Coreto, o Iphan realizou uma obra de conservação na Torre do Relógio da Avenida Goiás, que também é do ano da inauguração oficial de Goiânia. O monumento, típico das cidades do início do século XX, integra os componentes urbanos que embelezam a capital e ganhou serviços de limpeza e consolidação do revestimento externo em pó de pedra, restauração dos pisos em granitina, reposição dos vidros quebrados e pintura externa. Nas duas obras, foram investidos no total R$ 461 mil. A Torre do Relógio e o Coreto são bens de propriedade e gestão da Prefeitura de Goiânia e fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro. 
 
Nova intervenção
Durante a conservação na Torre do Relógio, a equipe técnica do Iphan observou a necessidade de uma nova intervenção de caráter restaurativo no bem, que vai contemplar a recuperação completa do revestimento, do reforço estrutural e a reativação do relógio. A ação vai iniciar logo após a conclusão do projeto de restauração e estudos preliminares. 
 
As intervenções realizadas no Coreto e na Torre do Relógio fazem parte das ações de recuperação do conjunto tombado por parte do Iphan. Nos últimos anos, o Instituto vem realizando uma série de investimentos no Estado de Goiás por meio de obras em edifícios e espaços públicos. Ao todo, foram mais de R$ 48 milhões investidos em oito obras, sendo seis delas na cidade de Goiás e duas em Goiânia. 
 
Na capital, foram concluídas a restauração da Estação Ferroviária e a requalificação urbana da Praça Cívica. Além delas, ainda em 2020, foi entregue a obra de restauração da Antiga Delegacia Fiscal, que hoje abriga a sede da Superintendência do Iphan em Goiás, e está em execução a obra do edifício da Antiga Chefatura de Polícia, que receberá a nova sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, coroando um conjunto de ações de melhoria e desenvolvimento do conjunto protegido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.
 
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
(61) 2024-5528
(62) 99955-1399
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin