Prêmio Rodrigo 2020 tem novo prazo para inscrições

33ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Prorrogação do período de inscrição foi decidida pelo Iphan em função da pandemia do novo coronavírus

Está aberto, por mais 25 dias, o período de inscrição para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Até o dia 12 de junho, todos os brasileiros que atuam na gestão, preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural podem participar desta que é a maior premiação nacional no campo do Patrimônio Cultural e tem como objetivo valorizar aqueles que atuam em favor da preservação dos bens culturais do país.

Mantendo seu compromisso de promover as ações voltadas à gestão e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, a presidência do Iphan entendeu que o momento atual não favoreceu a participação de diversos agentes, da iniciativa pública e privada, nesta 33ª edição do Prêmio Rodrigo. Muitos deles estão com suas atenções voltadas às medidas necessárias para o combate ao novo coronavírus e não puderam, ainda, efetivar sua inscrição, mesmo com o recurso online, por meio do site do Iphan.

Desta forma, com a publicação do edital no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, dia 20 de maio, foi ampliado o prazo para receber um número maior de ações para concorrerem à premiação, vindas de todo o Brasil, um país reconhecido mundialmente pela sua diversidade cultural. Este ano, o edital do Prêmio Rodrigo traz novos segmentos, visando a atender a uma maior gama de participantes.

Serão selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 20 mil. Para participar, os proponentes deverão acessar o formulário de inscrição, disponível no site do Iphan, até o dia 12 de junho. As ações serão pré-selecionadas pelas Comissões Estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada Estado, presidida pelo superintendente. As ações vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 21 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural. 
 

Nesta edição, o Prêmio Rodrigo traz duas grandes categorias subdivididas em seis segmentos:
Categoria 1 - Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material referem-se às ações nas áreas de preservação de bens de natureza material como paisagens culturais, cidades históricas, sítios arqueológicos, edificações e monumentos; e ainda as coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos, assim como ações relacionadas de comunicação, difusão e educação. 

Categoria 2 - Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial referem-se às ações nas áreas de salvaguarda de práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; ritos e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade e do entretenimento; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares que abrigam práticas culturais coletivas. Ainda, coleções e acervos associados a estas manifestações culturais, assim como ações de comunicação, difusão e educação relacionadas. 

Para concorrer à premiação, podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro em qualquer lugar do território nacional e que já tenham resultados verificáveis no de 2019 Elas também deverão ser inscritas em um dos seis segmentos definidos no edital:

Segmento I – Administração direta e indireta (exceto municípios);
Segmento II – Administração direta e indireta municipal;
Segmento III – Universidades (Públicas e Privadas);
Segmento IV – Fundações ou Empresas Privadas, exceto Micro Empreendedor Individual (MEI);
Segmento V – Cooperativas, associações formalizadas ou redes e coletivos não formalizados;
Segmento VI - Pessoas Físicas ou Micro Empreendedor Individual (MEI).

É importante ressaltar que no caso das redes e dos coletivos não formalizados, na fase de inscrição, será necessário o envio de uma carta de anuência assinada por seus componentes.

A Comissão Nacional de Avaliação
Desde sua criação, a Comissão Nacional de Avaliação desempenha um papel de extrema relevância para a promoção dos bens culturais do Brasil. Responsável pela seleção dos trabalhos premiados, a comissão é formada por 21 profissionais, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, experientes, qualificados e envolvidos em caráter permanente com a produção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Além dos 12 grandes vencedores, a Comissão Nacional, no momento da análise das ações concorrentes, poderá definir cinco delas que receberão a distinção de menção honrosa. Essas ações não receberão a premiação principal, mas serão reconhecidas por seu mérito para a preservação, salvaguarda, promoção e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Patrimônio Cultural Moderno no Brasil
Em 2020, o Prêmio Rodrigo fará, também, uma homenagem ao Patrimônio Cultural Moderno. A construção do campo do Patrimônio Cultural no Brasil está intrinsicamente relacionada aos modernistas e ao movimento moderno da semana de 1922, razão pela qual a criação do Iphan, em 1937, trouxe contribuições do ponto de vista conceitual e de valores patrimoniais que ainda não eram trabalhados internacionalmente.

Desta forma, a arquitetura e o urbanismo brasileiros tiveram uma contribuição preponderante ao Movimento Moderno em âmbito mundial. Muitos são os casos que marcam essa história, como a construção do prédio do Ministério da Educação e Saúde – Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ); as obras dos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer; os trabalhos do paisagista Roberto Burle Marx e do artista plástico Athos Bulcão; a escola paulista com as construções de Warchavchik e de Vila Nova Artigas, Reidy e os Irmãos Roberto, no Rio de Janeiro.

Outros dois exemplos incontestáveis da importância brasileira no Movimento Moderno são o Conjunto Urbano de Brasília (DF) e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Ambos são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco, sendo que a capital brasileira, que comemora 60 anos em 2020, foi a primeira cidade do mundo a ser tombada como Patrimônio Cultural Moderno. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5504 - 2024-5531
(61) 99331-3403
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Patrimônio Moderno no Brasil

  • Educação Capanema
    Educação Capanema
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Capanema3
    Fachada do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ)
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Azulejo_Capanema
    Painel de azulejos de Cândido Portinari, no Edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ)
  • MG_Belo_Horizonte_Igreja_Pampulha_07
    Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), foi restaurada pelo Iphan
  • MG_Belo_Horizonte_Igreja_Pampulha_06
    Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), foi completamente restaurada pelo Iphan
  • Banners_Destaques_Papulha
    Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte (MG)
  • MG_Pampulha_Igreja_Sao_Francisco
    Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte (MG)
  • MG_PAMPULHA_mundial_06
    Pampulha
  • MG_PAMPULHA_mundial_05
    Pampulha
  • DF_Brasilia_Congresso Nacional
    Congresso Nacional, Brasília, DF
  • DF_Brasilia_Congresso_Nacional
    Congresso Nacional, Brasília, DF
  • DF_Brasilia
    Teatro Nacional de Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Teatro Nacional de Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Torre de TV Digital em Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Lago Paranoá em Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Ponte JK em Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Museu Nacional da República em Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Igreja Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF)
  • DF_Brasilia
    Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF)
  • DF_Brasília_Panorâmica
    Panorâmica do conjunto urbanístico de Brasília
  • Acao_Eu_e_o_Patrimonio_Cultural
    Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Niterói, Rio de Janeiro
  • Acao_Eu_e_o_Patrimonio_Cultural
    Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Rio de Janeiro
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin