Fonte do Tambiá será restaurada em João Pessoa (PB)

Fonte do Tambiá será reintegrada ao Parque Arruda Câmara após restauraçãoProjeto de restauro prevê, entre outras ações, intervenções arquitetônicas, funcionais, paisagísticas, estruturais e de pavimentação

Já está quase tudo pronto para o início da obra. A restauração da Fonte do Tambiá, localizada no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa (PB), e a requalificação do entorno do bem - tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - devem ter início ainda este ano.

O projeto prevê, entre outras ações, intervenções arquitetônicas, funcionais, paisagísticas, estruturais e de pavimentação. A execução dos serviços será realizada de acordo com a proposta apresentada após a assinatura de um Termo de Compromisso com o Iphan.

“Atualmente a fonte se encontra isolada e escorada devido ao desabamento parcial ocorrido em 2011 que causou a queda de parte do nembo e a perda de sua funcionalidade temporariamente. Agora, ela se encontra parcialmente soterrada e com sérios problemas de impermeabilização do solo. Isso tem provocado a passagem de água sem controle e o enraizamento de árvores por todo o seu sistema hidráulico. As obstruções identificadas dificultam o trabalho de manutenção”, conta a arquiteta e urbanista da Divisão Técnica do Iphan-PB, Ana Luiza Schuster da Costa.

Após a restauração, a fonte voltará a funcionar com a fruição de água por suas três bicas. O espaço será aberto para o acesso dos visitantes e os interessados poderão voltar a contemplá-la em um ambiente mais acessível.

“O atual Parque Zoobotânico Arruda Câmara é lugar de memória para várias gerações de cidadãos pessoenses e a Fonte exerce papel especial nessas recordações”, ressalta a arquiteta e urbanista do Iphan-PB.

Fonte do Tambiá será reintegrada ao Parque Arruda Câmara após restauraçãoFonte do Tambiá
Despontando logo na entrada e considerada o coração do Parque Arruda, a Fonte do Tambiá foi um dos principais meios de abastecimento de água da cidade de João Pessoa (PB), desde a sua fundação, até quando foi substituída pelo abastecimento de água encanada na década de 1920. 

A história aponta que desde 1736, a administração pública faz notas à recuperação da Fonte do Tambiá por ser de grande utilidade à população. No entanto, a historiografia apresenta mais uma data de construção, 1782, havendo uma reconstrução em 1889, quando recebeu seus traços atuais.

Seu entorno, no entanto, recebeu maiores investimentos a partir de 1922, quando o Parque Arruda Câmara foi inaugurado e se tornou um local de lazer para a sociedade paraibana.

Desde 2010, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, responsável por sua administração, vem executando etapas sucessivas de renovação e requalificação de todo o parque, atendendo normas  técnicas para melhor convivência e atualização e ampliação das estruturas  de visitação.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin