Restauração da sede da Sociedade Musical Carlos Gomes é concluída em Laguna (SC)

Banda é uma das mais antigas de todo o Brasil ainda em atividade

Sede da Sociedade Musical Carlos Gomes, em Laguna (SC)Foram 16 meses afastados de uma das casas que faz pulsar a música no Centro Histórico de Laguna (SC). Mas agora, os integrantes da banda centenária Sociedade Musical Carlos Gomes podem voltar a frequentar, ensaiar e vivenciar sua sede, um espaço de menos de 240 metros quadrados, mas de incontáveis histórias, que foi integralmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério do Turismo.

Parte do conjunto protegido pelo Iphan em Laguna como Patrimônio Cultural Brasileiro, a casa tem uma grande importância no imaginário da cidade por sua relevante função social. No entanto, a edificação estava em estado precário de conservação, com problemas gerados pela ação do tempo, agentes biológicos e infiltrações. Assim, a obra contou com recursos de R$ 760 mil para sanar esses danos, reestabelecendo as características e condições estruturais do prédio, mas também implementando condições de acessibilidade e conforto acústico, adequados a seu uso para a formação musical, entretenimento e continuidade da cultura lagunense. 

No último dia 10 de junho, representando a direção da Sociedade Musical Carlos Gomes, o maestro Deroci de Oliveira recebeu da chefe do Escritório Técnico do Iphan em Laguna, Ana Paula Cittadin, as chaves do prédio, para que agora a banda possa gradualmente reocupar o espaço, com a aquisição e reimplantação do mobiliário no local e a retomada dos ensaios. A história de vida do maestro, de 76 anos, se confunde com a da banda, já que o ofício na música foi repassado de geração para geração, desde seu avô, maestro vindo da Itália. Já na década de 1950, ainda criança, Deroci acompanhava o pai na arrecadação de donativos para as obras que eram conduzidas pelos próprios músicos no edifício onde até hoje funciona a sede da Carlos Gomes. 

No entanto, com o passar do tempo, o espaço foi se deteriorando e a Sociedade chegou a perder parte do acervo dos anos de 1938 a 1940 em uma forte chuva que prejudicou a edificação. “Agora o Iphan nos deu essa felicidade de hoje estarmos dentro de uma sede bonita e aconchegante”, celebra o maestro, que faz planos para retomar as atividades da banda após a pandemia do novo coronavírus. “Vamos retomar os ensaios e fazer atividades nas escolas para despertar o interesse das crianças pela música”, relata.

Sociedade Musical Carlos Gomes
Sociedade Musical Carlos Gomes, banda centenária de Laguna (SC)Fundada em abril de 1882, a Sociedade Musical Carlos Gomes é uma das bandas centenárias da cidade de Laguna (SC) e uma das mais antigas do Brasil ainda em atividade. Sua criação remonta à campanha abolicionista no país, quando a banda musical surgiu com o nome de Sociedade Musical Santa Cecília – a padroeira dos músicos. Anos mais tarde, foi denominada 13 de Maio e só em 1896 passou a levar o nome atual, em uma homenagem a um dos mais destacados compositores brasileiros.

Desde então, a banda desenvolve suas atividades, não só com a realização de eventos comunitários e apresentações musicais, como o já tradicional concerto natalino, mas também na formação de novas gerações de músicos e na promoção da cultura local. Atualmente, 48 músicos compõem a Sociedade Musical Carlos Gomes, sendo parte deles de jovens aprendizes.

A recuperação da sede da banda centenária é parte das ações do Iphan em Laguna, que já ultrapassam R$ 22,5 milhões em investimentos. Além de cinco obras que estão atualmente em execução, nos últimos anos, a cidade recebeu a conclusão de outras importantes restaurações: da Casa Candemil, sede do Arquivo Público Municipal; da Casa de Anita Garibaldi; e do Mercado Público Municipal, sendo esta última realizada em parceria entre o Iphan, a Prefeitura Municipal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5533 
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin