Sede da Sociedade Recreativa União Operária é restaurada, em Laguna (SC)

Clube União Operária, em Laguna (SC), recebeu obra de restauração conduzida pelo IphanReconhecido espaço de lazer, entretenimento e convívio social, a sede da Sociedade Recreativa União Operária, mais conhecida como Clube União Operária, voltará a funcionar como lugar de encontro e cultura em Laguna (SC). O edifício foi completamente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério do Turismo, em obra que reuniu investimentos de mais de R$ 728 mil.

No próximo dia 31 de julho, a diretoria que representa o Clube receberá do Iphan as chaves para, aos poucos, remobiliar e reocupar o espaço, que passou quase um ano e meio fechado para a execução das obras. Foram realizados diversos serviços na restauração e requalificação completa do edifício, incluindo substituição dos sistemas elétrico e hidráulico, construção de novos sanitários, implantação de uma cobertura metálica no acesso ao prédio e recuperação do telhado. Vale destacar também a instalação de equipamento de prevenção à incêndio e toda a adequação do espaço segundo as normas de acessibilidade universal, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.

Outro importante ganho da obra foi a construção de uma cozinha. Essa era uma antiga demanda dos associados, que viam aí uma oportunidade de ampliar o uso do Clube União Operária, atendendo a diversos tipos de eventos e atividades. São esses usos e ações produzidas no edifício que possibilitam sua manutenção, já que o Clube aluga sua estrutura para grupos culturais da cidade e sedia a realização de cursos, oficinas e aulas de capoeira, além de casamentos e festas de aniversário.

João Batista Cruz, presidente do Conselho Fiscal do União Operária, relembra o quanto a obra foi aguardada. Ele diz que, agora, será iniciada uma campanha para a aquisição de novas cadeiras e mesas – também para atender a todos que utilizam o local. “O Clube agora vai procurar naturalmente seus caminhos, os eventos relacionados ao samba e mais, com toda essa parcela para quem gosta da alegria. Vamos voltar com tudo, como se estivéssemos começando!”, celebra.

Espaço interno do Clube União Operária, em Laguna (SC)Ponto de encontro e lazer
Construído por volta de 1850, com fins residenciais, o edifício passou a ser a casa da Sociedade Recreativa União Operária ainda em 1910, destinada ao lazer e à educação da população negra de Laguna. Por causa disso, ficou conhecido como o clube dos negros, conforme relata João Batista. “Com o tempo, ele foi perdendo essa condição e a gente procurou receber todas as pessoas e eventos.” O prédio da esquina da Rua Santo Antônio com a Tenente Bessa passou então a sediar tradicionais festas e bailes, peças de teatro e outros espetáculos na cidade, tornando-se, assim, um tradicional ponto de convergência da cultura local.

Assim como a sede da Sociedade Musical Carlos Gomes, cuja obra foi entregue no último mês de junho, a restauração do Clube União Operária é parte de um extenso trabalho do Iphan no Centro Histórico de Laguna, que já ultrapassa R$ 28,4 milhões em investimentos. Além delas e de outras quatro obras que estão atualmente em execução, nos últimos anos, a cidade recebeu a conclusão de outras importantes restaurações: da Casa Candemil, sede do Arquivo Público Municipal; da Casa de Anita Garibaldi; e do Mercado Público Municipal, sendo esta última realizada em parceria entre o Iphan, a Prefeitura Municipal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5533 
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin