Catálogo dos Mamulengos do DF é lançado durante Jornadas do Patrimônio
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança nesta quinta-feira (17) o Catálogo dos Mamulengos do Distrito Federal. A apresentação do volume ao público acontecerá em uma live, no âmbito das Jornadas do Patrimônio do DF, evento realizado anualmente pela Secretaria de Educação. A publicação foi elaborada a partir de uma parceria entre o Iphan e os detentores da manifestação, registrada como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2015.
A construção do catálogo foi uma demanda que partiu dos próprios detentores do bem cultural. A necessidade veio à tona durante a I Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos do Nordeste, realizada pelo Iphan em agosto de 2019. Na época, eles diagnosticaram a falta de um material informativo de fácil acesso, com dados atualizados sobre os bonequeiros e suas trajetórias.
A partir do evento, no âmbito das ações de salvaguarda, começou um processo de construção coletiva que culminou na edição da publicação. O conteúdo foi produzido por detentores, e, posteriormente, passou por curadoria e organização dentro do Iphan. O resultado é um volume que reúne a trajetória de 13 grupos de brincantes e produtores associados à manifestação, bem como os seus canais de contato, revelando a diversidade da brincadeira dentro do DF. Posteriormente, o material será distribuído a gestores e técnicos que atuam no campo do Patrimônio Cultural e em eventos de apresentação.
Para a técnica do Iphan, Ana Carolina Lessa Dantas, a realização do lançamento, ainda que por videoconferência, é fundamental para que o projeto surta o efeito desejado. "A oportunidade do lançamento é fundamental não apenas para divulgar a publicação, fruto do trabalho coletivo e empenhado dos detentores e dos técnicos, mas também para, mesmo em meio à pandemia, celebrar a continuidade da salvaguarda e das políticas de apoio à cultura popular", pontua.
Patrimônio e educação durante a pandemia
As Jornadas do Patrimônio são um evento organizado anualmente pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em parceria com outras instituições, entre elas, o Iphan. O objetivo é reunir pessoas e grupos que trabalham Patrimônio Cultural e educação de forma conjugada.
Devido à pandemia de Covid-19, a iniciativa teve o seu formato adaptado: em vez de acontecer ao longo de uma semana, terá lugar em lives distribuídas ao longo de alguns meses, com fim previsto para novembro.
Serviço:
Lançamento do Catálogo dos Mamulengos do DF
Quando: 17 de setembro de 2020, das 10h às 12h
Onde: em casa, durante a live das Jornadas do Patrimônio do DF
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br.
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr