Capoeiristas de Brasília (DF) transmitem saberes pela Rádio Cultura FM

Manifestação afrobrasileira em Maringá (PR)Mestres e mestras da Capoeira de Brasília (DF) passarão os seus saberes adiante por meio da Rádio Cultura FM  (100,9 FM). Com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os detentores darão entrevistas quinzenalmente no programa Barracão da Cultura. A emissão vai ao ar aos sábados, entre 10h e meio-dia. 

A primeira participação acontecerá neste sábado, 03 de outubro. Na ocasião, o Mestre Squisito e a Mestra Alaide serão os entrevistados. O programa pode ser acompanhado pela frequência da rádio (100,9 FM) ou por meio da internet. A programação completa será disponibilizada no perfil @barracaodacultura, no Instagram.

A Capoeira é um bem cultural que está presente na capital federal desde os primeiros anos da cidade. Ela tem se renovado constantemente pelas mãos de cada geração de detentores. Eles próprios organizam a iniciativa de transmitir os seus conhecimentos por meio da rádio, contando com o Iphan como apoio para a divulgação e a articulação dentro da própria comunidade.

Para o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Saulo Santos Diniz, a ação é uma forma de manter a memória dos mestres e a prática cultural vivas. "As entrevistas feitas com mestres e mestras são uma prova de que a história da capoeira local é paralela à própria história de Brasília, desde sua inauguração. São também uma oportunidade de mostrar às novas gerações que a capoeira continua nas rodas organizadas por seus contramestres, discípulos e por todos aqueles que a acompanham", explica.

Patrimônio do Brasil e do mundo

De origem afro-brasileira, a Capoeira é uma manifestação cultural presente em todo o território nacional. A importância do bem fez com que o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira recebessem o título de Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. Ambos os registros são de abrangência nacional.

Além disso, a prática da Capoeira está presente em mais de cem países. Trata-se de um dos um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente. Sua importância fez com o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o reconhecesse como Patrimônio da Humanidade em 2014.

Serviço:
Saberes dos mestres e mestras de Capoeira na Rádio Cultura FM

Quando: quinzenalmente, aos sábados, entre 10h e 12h, a partir de 03 de outubro de 2020.
Onde: em casa, pela frequência da Rádio Cultura FM (100,9 FM) ou pela internet.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br. 
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr  
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin