Em Belém (PA), exposição reúne retratos de festa e fé no Círio de Nazaré


De 8 a 18 de outubro, população poderá visitar a exposição no Teatro Estação Gasômetro, em Belém (PA)

 

As mãos que conduzem a corda do Círio de Nazaré, a frota que navega a romaria fluvial e a performance no palco da Festa da Chiquita não vão compor o Círio deste ano, mas são retratadas nas fotos da exposição “Conhecer para Preservar”, a partir da próxima quinta-feira, 8 de outubro. Com imagens dos eventos que compõem a manifestação, realizada anualmente em Belém (PA), a exposição ficará disponível no Teatro Estação Gasômetro, que fica na capital paraense. Registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, o Círio de Nazaré é também reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco).

Assim como outras manifestações culturais, como a Festa de Sant’Ana de Caicó (RN) e o Festival Folclórico de Parintins (AM), o Círio deste ano teve de se adaptar às medidas de contenção ao novo coronavírus (Covid-19). Como uma das principais características da quadra nazarena é a aglomeração de romeiros em procissões, festas e reuniões de amigos e familiares, a Arquidiocese de Belém anunciou que a programação deste ano teria apenas poucos eventos, sem a procissão do segundo domingo de outubro, por exemplo, que vem reunindo cerca de dois milhões de pessoas, segundo contagem da arquidiocese, nos últimos anos.

A exposição “Conhecer para Preservar” reúne imagens das várias manifestações que marcam as festividades todos os anos no Pará. Há fotos do cortejo do Arraial do Pavulagem, folguedo em que músicos e brincantes homenageiam Nossa Senhora de Nazaré, e do Auto do Círio, espetáculo do teatro de rua que percorre o Centro Histórico de Belém. Há, ainda, fotos da Trasladação – procissão que ocorre à noite, na véspera do Círio, em sentido contrário ao da grande procissão. Dentre os fotógrafos participantes, estão Luiz Braga, Pierre Azevedo, Cris Salgado, Francisco Moreira da Costa e Fernando Mesquita.

“O Círio é uma das manifestações mais significativas da cultura paraense. Envolve a capital e o interior do estado. E, diante de sua riqueza e importância nacional, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Humanidade pela Unesco”, avalia a superintendente do Iphan no Pará, Rebeca Ferreira. “Apesar de ficar inviável a realização dos grandes eventos do Círio, a exposição reúne um pouco da cultura paraense procurando manter o calor do Círio à espera do Círio 2021.” Fotos que compõem a exposição também ficarão disponíveis nas redes sociais do Iphan no decorrer da semana.

A exposição é realizada a partir da parceria entre Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, e Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA). O evento compõe a programação da Preamar da Fé, programação alusiva ao Círio realizada pela Secult. Dividido em estações, no mesmo formato da corda que puxa a berlinda com a imagem de N. S. de Nazaré, o evento é composto por exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e apresentações musicais. Com entradas gratuitas, toda a programação acontece até dia 18 de outubro.

Para a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), Karina Moriya, o projeto “Conhecer para Preservar”, que surgiu nas redes sociais da Secult, em sua edição para o Círio, reforça a importância dessa manifestação. “O ‘Conhecer para Preservar’ é um projeto que visa propagar o Patrimônio Cultural paraense, para contribuir com a sua preservação. No caso do Círio, o DPHAC, juntamente com o Iphan, apresenta uma exposição descrevendo as características que fazem dessa celebração algo de grande importância, seja pelo seu valor religioso ou como manifestação cultural”, ressalta Karina. 

Serviço:
Exposição “Conhecer para Preservar” – Edição Círio 2020
Local: Teatro Estação Gasômetro (Av. Governador Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém)
Data: de 8 a 18 de outubro, de terça-feira a domingo (9h às 17h) – Entrada franca

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Moisés Sarraf – moises.sarraf@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 / (91) 98165-4577
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin