2º Fórum Espanha-Brasil do Patrimônio Juvenil realiza maratona de edição de verbetes na Wikipédia

Mais de 250 alunos e professores de 32 escolas de todo o Brasil participam, nesta quinta-feira, 19, entre 9h e 15h, de uma maratona de edição de artigos do site Wikipédia. A atividade é parte do 2º Fórum Espanha-Brasil do Patrimônio Juvenil, realizado a partir da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, a Rede PEA Unesco do Brasil e o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo.

Com o tema Cidades Patrimônio da Humanidade do Brasil e da Espanha, o fórum teve início no dia 22 de outubro. A maratona de edição de artigos é a principal atividade do evento e terá como foco o Patrimônio da Humanidade. Realizadas coletivamente, as maratonas discutem determinados conhecimentos ou problemas sociais com o objetivo de aumentar a visibilidade desses assuntos por meio da inclusão de mais informações sobre o tema no site. A Wikipédia é uma enciclopédia de acesso gratuito e uma das páginas da web com maior número de usuários no mundo.

O evento é regido por valores educacionais e patrimoniais, além de contribuir na prática do espanhol, uma vez que é realizado em caráter bilíngue. A estrutura e a metodologia das oficinas foram propostas pelo Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura. Durante a segunda quinzena de outubro e as duas primeiras semanas de novembro, foram realizados encontros online com os alunos e professores, sempre mediados por técnicos do Iphan de vários estados.

“É uma parceria muito potente, que iniciamos no ano passado com a realização do 1º fórum”, diz Sônia Rampim, chefe do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan. “É uma troca de saberes muito importante entre nós, técnicos do Iphan, os professores e os alunos. Assim, estamos exercitando novas formas de trabalho e aproveitando a potência da Wikipédia como ferramenta de difusão, sobretudo como possibilidade de produção de conhecimento autoral, exaltando o protagonismo dos educandos nos processos educativos.”

Os participantes estudarão as cidades brasileiras e espanholas reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Unesco para, posteriormente, ampliar e aprimorar as informações dessas cidades na Wikipedia, tanto na página brasileira quanto espanhola. “Isso fará com que cidades como Ouro Preto e São Luís do Maranhão ou Cuenca e Santiago de Compostela sejam mais conhecidas e valorizadas ao redor do mundo”, avalia o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Pedro Cortegoso.

Para a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, “o Fórum Espanha-Brasil proporciona a valorização do Patrimônio Mundial, auxiliando na sua visibilidade, além de promover a integração entre os países participantes”.

­Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br

www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
     www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin