Iphan-PI realiza conservação de sítios arqueológicos na Serra da Capivara
publicada em 21 de maio de 2013, às 13h58
O Parque Nacional Serra da Capivara e seu entorno possui a maior concentração de sítios arqueológicos conhecida no país. Este é um patrimônio que demanda ações permanentes de salvaguarda, conservação e proteção, em especial os sítios do entorno do Parque que se encontram sob ameaça direta de destruição.
Em 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (Iphan-PI) e seu Escritório Técnico em São Raimundo Nonato, atualizaram diagnóstico sobre a conservação de sítios arqueológicos localizados no entorno do Parque - que já havia recebido ações de preservação do Iphan nos anos de 2005 e 2007.
Os sítios selecionados sofriam constantes problemas de depredação do patrimônio arqueológico e natural, tais como: proximidade de roças – onde há risco de queimadas e visitações indevidas; e de estradas – ficando sujeito a situações de degradação e eminente perda de integridade; bem como o uso impróprio dos abrigos como área de lazer; vandalismo etc.
Diante desta situação, o Iphan no Piauí está investindo R$ 80 mil reais no projeto que fará a Manutenção e execução de instalação de cercas de proteção, placas de identificação e interpretativas, e a conservação dos sítios e das estruturas de visitação turística em 21 sítios arqueológicos localizados nos municípios de Coronel José Dias, São Raimundo Nonato e João Costa.
A equipe profissional contratada está em campo sob a supervisão e acompanhamento do Escritório Técnico de São Raimundo Nonato, e a entrega dos serviços está prevista para julho de 2013, ocasião em que será possível oferecer à sociedade local melhores condições de acesso e visitação aos sítios.
Dentre os sítios que estão recebendo intervenções, está o Sítio Arqueológico Toca do Salitre, um espetacular testemunho da presença dos povos pré-históricos na região, que consiste de um amplo painel de pinturas rupestres e efetivam sua importância pela qualidade e diversidade de figuras, como antropomorfos e zoomorfos, que além da cor característica de pinturas rupestres, vermelho ocre, também apresenta pinturas nas cores amarela e branca.
Superintendência do Iphan no Piauí
Rua Magalhães Filho, n°779
Centro – Teresina, Piauí
(86) 3212 1404/3212 5538
Escritório Técnico I do Iphan em São Raimundo Nonato
Rua Ângelo Acelino, s/n
Centro - São Raimundo Nonato, Piauí
(89) 3582 2633