Iphan discute a preservação do acervo arqueológico da Usina de Samuel, em Rondônia
publicada em 06 de maio de 2013, às 11h14
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia (Iphan-RO) e a Eletronorte trabalharão em parceria para preservar o acervo arqueológico resgatado durante a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, no município Candeias do Jamari, em Rondônia.
Os órgãos estiveram reunidos no dia 29 de abril, no Centro Nacional de Arqueologia (CNA/Iphan), em Brasília, para discutir a curadoria do acervo (com cerca de 200 mil fragmentos, alguns de aproximadamente oito mil anos atrás), a retirada do material arqueológico das dependências da Usina e a aproximação entre pesquisadores, sociedade e o patrimônio.
As relíquias estão guardadas dentro da Usina de Samuel e, por questões de segurança, as restrições no acesso limitam a exploração do potencial científico e da função social do acervo arqueológico encontrado.
A Eletronorte comprometeu-se a contratar uma equipe especializada no tratamento de materiais arqueológicos e o Iphan-RO manterá ações de fiscalização sobre todas as atividades de curadoria, além de auxiliar em questões técnicas quando necessárias.




