Educadores participam de oficina sobre tombamento de Antonina-PR

publicada em 05 de fevereiro de 2013, às 14h24

 

Educadores da rede pública de ensino de Antonina, município do litoral do Paraná, irão participar durante o mês de fevereiro de oficinas de Educação Patrimonial. O objetivo é conhecer melhor o processo de tombamento histórico do município e quais os direitos e deveres de quem vive, estuda ou trabalha nas áreas tombadas. O centro histórico da cidade e o complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM) foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em janeiro de 2012.

As oficinas irão acontecer nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 9 às 18h. Além de discutirem sobre noções e ferramentas de Preservação do Patrimônio Cultural, os participantes das oficinas também irão conhecer o Jogo do Patrimônio, uma forma lúdica de aplicação dos conceitos aprendidos. Este jogo é baseado nos princípios do RPG (Role-Playing Game), que mistura estratégia e imaginação. Nele, os jogadores interpretam diferentes personagens que vivem em uma cidade imaginária prestes a ser tombada. Para ajudar no processo, os personagens devem escolher a área a ser preservada.

As oficinas fazem parte de uma parceria entre o Iphan-PR e o Núcleo Regional de Educação. Segundo a responsável pelo setor de Educação Patrimonial do Iphan-PR, Lia Ono, ações como essas são fundamentais para refletir com a comunidade escolar e os moradores de Antonina os sentidos de se preservar e valorizar os centros históricos de nossas cidades. E como essas ações estão relacionadas com a construção da memória coletiva e fortalecimento de nossas identidades, assim como podem ser vetor de desenvolvimento para as cidades. As oficinas de fevereiro são direcionadas a educadores da rede pública estadual, mas estão sendo programados outros encontros para gestores do município e moradores interessados. A proposta é formar uma rede de cooperação para a preservação do patrimônio cultural.

Serviço:
Oficinas de Educação Patrimonial e aplicação do Jogo do Patrimônio

Datas e locais:
06/02
- das 09h as 18h: Oficina para as Escolas Brasílio Machado e Rocha Pombo
        Anfiteatro da Escola Brasílio Machado
 
07/02 - das 09 as 18h: Oficina para a Escola Moisés Lupion
       Auditório da Escola Moisés Lupion

Mais informações:
Iphan-PR - (41) 3264-7971

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin