Iphan cede estação ferroviária de Pirapó para prefeitura paranaense de Apucarana

publicada em 13 de setembro de 2010, às 15h25

 

Em continuidade às atividades de preservação da Memória Ferroviária, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou no mês de agosto mais um termo de compromisso, desta vez cedendo a Estação Ferroviária de Pirapó ao município de Apucarana – PR por um prazo de 20 anos. Além da Estação Ferroviária foram cedidas três casas localizadas no pátio ferroviário, consideradas indissociáveis do conjunto arquitetônico.

A revitalização dos imóveis, assim como uma reestruturação do espaço compatível com o valor cultural será providenciada pela Prefeitura, que tem como projeto a instalação de um Museu do Café, Casa de Costumes e Casa de Artesanato. Segundo a Prefeitura o objetivo é resgatar a tradição cafeeira do norte do Paraná, bem como os hábitos culturais dos agricultores envolvidos com a cultura do café, que impulsionou o desenvolvimento local e trouxe a ferrovia como suporte de transporte.

Assim, a utilização da Estação e das três casas localizadas no entorno é uma forma de destinar bens culturais aos moradores daquele município e contribuir para a preservação da memória ferroviária, valorizando a história da cidade e da região.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin