TV Tapuia apresenta seu primeiro programa no Maranhão
publicada em 30 de novembro de 2012, às 14h03
Nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, vai ao ar, às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Alcântara – MA, o primeiro programa do Projeto TV Tapuia – Alcântara Ligada. A primeira emissora coletiva de comunicação da cidade entrou no ar em 27 de novembro, que tem como missão resgatar a memória e promover a cidadania em Alcântara, a partir da percepção de seus habitantes. O material do novo programa foi produzido durante a Oficina de Comunicação e Arte (OCA) voltada para a capacitação de jovens da comunidade, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA).
A emissora lançou um DVD durante a oficina, que tem como objetivo transmitir o conhecimento da realidade local e fomentar informações visando à cidadania. Foram produzidos mil exemplares do DVD com o apoio do Iphan-MA, que serão distribuídos nas escolas, instituições e comunidades.
O programa inicial será exibido em escolas, praças, bairros e comunidades de Alcântara. São cinco documentários que exploram a cultura e o meio ambiente local, caracterizado pelo rio Pepital – que abastece a cidade – o manguezal, as tradicionais embarcações de São João de Cortes, o artesanato da fibra de Santa Maria e a devoção a São Benedito. Além dos documentários, o programa piloto contempla a memória de personagens históricos da cidade e traz também videoclipes que valorizam a música e cultura locais, bem como ensaio sobre monumentos e temáticas como a vida dos pescadores.
Veja o convite aqui.
Serviço:
Lançamento do primeiro programa do Projeto TV Tapuia – Alcântara Ligada
Data: 30 de novembro de 2012
Horário: 19h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Alcântara – MA
Mais informações:
Iphan-MA
(98) 3231-1388
iphan-ma@iphan.gov.br