Sul

Mosaico Conjuntos Urbanos Tombados - Região Sul

Os conjuntos urbanos tombados nas cidades da Região Sul apresentam um patrimônio arquitetônico e artístico onde estão conservadas características herdadas da riqueza histórica e diversidade cultural de seus fundadores e habitantes, além de inúmeros sítios arqueológicos. Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os povoados surgiram ao redor das primeiras minas de ouro do Brasil, das colônias dos imigrantes, e a partir de fortificações erguidas por Portugal - no litoral e nas fronteiras - para evitar a presença de espanhóis e franceses que tentaram se estabelecer nesses territórios. 

No Paraná, Antonina nasceu entre a Serra do Mar e a Baía de Paranaguá, no período de extração do ouro anterior à exploração de jazidas nas Minas Gerais, enquanto a cidade de Paranaguá desenvolveu-se, principalmente, em torno de seu porto e se beneficiou com o comércio que realizava por meio dos portos do Rio de Janeiro e Santos. Lapa mantém o legado de várias correntes arquitetônicas (luso-brasileira, arquitetura do imigrante e eclética) e sua história registra a ocorrência de confrontos históricos, como as lutas entre republicanos e monarquistas. 

Em Santa Catarina, na primeira metade do século XIX, Laguna foi palco de importantes eventos históricos com a presença de Giuseppe e Anita Garibaldi, David Canabarro, Teixeira Nunes, entre outros nomes ilustres que lutaram na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), deflagrada no Rio Grande do Sul. 

Ainda no território catarinense, na bela Baía de Babitonga, está São Francisco do Sul (um dos maiores portos do Brasil) fundada em uma ilha onde se estabeleceram imigrantes italianos, alemães e poloneses. Localizada na região conhecida como Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte Catarinense, Itaiópolis conserva um patrimônio cultural onde predominam os remanescentes da tradição dos imigrantes poloneses, ucranianos e alemães. 

No Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre, General Câmara, Jaguarão e Santa Tereza reúnem bens culturais representativos das lendárias batalhas onde as fronteiras foram disputadas entre os reinos de Portugal e Espanha, e da Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, quando os farroupilhas lutaram contra o Governo Imperial do Brasil. O patrimônio remanescente da colonização açoriana, os núcleos coloniais italianos com as características da arquitetura ítalo-brasileira, e os grandes casarões coloniais portugueses destacam-se nos conjuntos urbanos tombados nesse Estado.  

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin