Grupo cearense traz cidadania e cultura por meio do barro

Uirapuru é conhecido pelas lendas populares por ser um pássaro com canto mágico. Foi essa magia que fez com que, na comunidade de Moita Redonda em Cascavel, semi-árido cearense, os seus jovens e crianças se unissem pela música para no Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro. A sua formação ocorreu no ano de 2008, com o objetivo de valorizar a ancestral produção artesanal do barro na comunidade e fomentar a produção do conhecimento local nos jovens. Pela relevância, foi premiado como uma iniciativa de excelência na 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Moita Redonda funciona como um pólo de produção de cerâmica que envolve não só a comercialização e a sustentabilidade econômica, mas também traz uma produção de conhecimento pelo modo de fazer objetos de barro que vinha sendo abandonado. O resgate dessa tradição difunde linguagens artísticas e estimula o envolvimento dos jovens da comunidade, colocando-os em contato com suas referências culturais e criando laços simbólicos, enfraquecidos. Com a realização do projeto, que consiste na produção de instrumentos musicais feitos de barro, a comunidade pode reestabelecer suas conexões culturais e ainda promover a formação musical, a inserção dos participantes em uma cadeia produtiva criativa e divulgar os conhecimentos tradicionais da cerâmica. Com esse trabalho, o Grupo Uirapuru já foi contemplado e reconhecido por diversos projetos. 

A Orquestra de Barro busca transformar por definitivo sua comunidade, utilizando-se de ferramentas de reinvenção das tradições, de inclusão sócio-cultural e da geração de renda, numa região com baixo índice de desenvolvimento humano. Assim, por meio da música e da arte, há o resgate dos direitos culturais por um caminho de cidadania e educação que fecha uma cadeia que irá promover a formação dos jovens e a preservação sustentável de seu patrimônio cultural. 

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin