Projeto Re(vi)vendo Êxodos resgata tradições culturais do Distrito Federal

Estudar a história do Distrito Federal e do entorno, conhecer a cultura local, as condições etnográficas, o patrimônio e a identidade de um povo foram os objetivos que nortearam uma equipe de professores do Centro de Ensino Médio Setor Leste, escola pública de Brasília, a criar o projeto Re(vi)vendo Êxodos. Iniciativa é vencedora da 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia nasceu quando estudantes e professores visitaram, em 2008, a exposição Êxodos do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que, segundo o próprio fotógrafo, retrata a transição da humanidade. A partir de então foi proposto que os jovens participantes fotografassem a cidade com o propósito de explorar de distintos olhares e a identidade brasiliense, assim como fez Sebastião Salgado com outros povos. 

O professor Luiz Guilherme Baptista conta que, por meio de dinâmicas baseadas em conceitos de preservação do patrimônio cultural, o projeto procura resgatar uma formação intelectual que transforme os alunos em cidadãos críticos e participativos na sociedade. A ação se fortaleceu e, desde então, resultou em relatórios de visita, pesquisas bibliográficas, seminários, saídas para fotografia em várias partes do DF e caminhadas que buscam a construção de conhecimento vivenciar e de identificar referências culturais. Os estudantes costumam realizar extensa pesquisa bibliográfica e de campo, constroem dossiês, vídeos, boletins informativos, cartazes, folders e visitam as cidades para realizar entrevistas sobre o patrimônio cultural. Ao final de cada edição, montam uma exposição fotográfica e mostras do material confeccionado por eles. 

Atualmente, Re(vi)vendo Êxodos está estabelecido em diversas escolas do DF. Luiz Guilherme Baptista ainda almeja levar o projeto a outras escolas públicas para que as tradições culturais sejam cada vez mais reconhecidas e valoradas pelas gerações. 

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin