Projeto Re(vi)vendo Êxodos resgata tradições culturais do Distrito Federal
Estudar a história do Distrito Federal e do entorno, conhecer a cultura local, as condições etnográficas, o patrimônio e a identidade de um povo foram os objetivos que nortearam uma equipe de professores do Centro de Ensino Médio Setor Leste, escola pública de Brasília, a criar o projeto Re(vi)vendo Êxodos. Iniciativa é vencedora da 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia nasceu quando estudantes e professores visitaram, em 2008, a exposição Êxodos do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que, segundo o próprio fotógrafo, retrata a transição da humanidade. A partir de então foi proposto que os jovens participantes fotografassem a cidade com o propósito de explorar de distintos olhares e a identidade brasiliense, assim como fez Sebastião Salgado com outros povos.
O professor Luiz Guilherme Baptista conta que, por meio de dinâmicas baseadas em conceitos de preservação do patrimônio cultural, o projeto procura resgatar uma formação intelectual que transforme os alunos em cidadãos críticos e participativos na sociedade. A ação se fortaleceu e, desde então, resultou em relatórios de visita, pesquisas bibliográficas, seminários, saídas para fotografia em várias partes do DF e caminhadas que buscam a construção de conhecimento vivenciar e de identificar referências culturais. Os estudantes costumam realizar extensa pesquisa bibliográfica e de campo, constroem dossiês, vídeos, boletins informativos, cartazes, folders e visitam as cidades para realizar entrevistas sobre o patrimônio cultural. Ao final de cada edição, montam uma exposição fotográfica e mostras do material confeccionado por eles.
Atualmente, Re(vi)vendo Êxodos está estabelecido em diversas escolas do DF. Luiz Guilherme Baptista ainda almeja levar o projeto a outras escolas públicas para que as tradições culturais sejam cada vez mais reconhecidas e valoradas pelas gerações.
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