Ficha Técnica - Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá, 2013
DISSERTAÇÃO - FICHA TÉCNICA |
|
Autor: |
Ted Henrique da Silva Cézar |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do IPHAN na Paraíba |
Orientador: |
Prof. Dr. Marcus Tadeu D. Ribeiro |
Coorientador: |
Paôla Manfredini R. Bonfim |
Supervisores das práticas profissionais na unidade: |
Paôla Manfredini R. Bonfim |
Banca examinadora: |
Professor Dr. Marcus Tadeu D. Ribeiro (orientador) Paôla Manfredini R. Bonfim (supervisora e co-orientadora) – Superintendência do IPHAN na Paraíba Professora Dra. Patrícia Pereira Peralta – PEP/MP/IPHAN Professora Dra. Denise Maria Cavalcante Gomes – Museu Nacional / UFRJ |
Título da Dissertação em português: |
Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá: reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural e a documentação como um instrumento para esta prática |
Data da defesa: |
01 de março de 2013 |
Resumo: A presente dissertação realiza uma discussão crítica a partir das práticas desenvolvidas pelos Órgãos competentes nas três esferas (municipal, estadual e federal), sobre a preservação cultural do Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá, tombado em nível Federal em 1944, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Atualmente não há uma produção de conhecimento que contemple a importância desse sítio enquanto patrimônio cultural, permitindo-se, assim, a perpetuação de informações fantasiosas sobre o mesmo, pois, acabam sendo os “conhecimentos” mais divulgados, quando buscados. Entendendo-se que as manifestações rupestres deste sítio vêm sendo apresentadas visualmente em condições que necessitam de complementação objetiva, tanto para bibliografias de referência para estudos de arqueologia, quanto para documentação inventariante das gravuras. Para contribuir com a produção de conhecimento científico, buscou-se a relação interdisciplinar, reunindo-se conhecimentos dos campos da Antropologia, Arqueologia, Artes visuais, História da Arte, Arte Educação, Filosofia, História e do Patrimônio Cultural. Além da discussão crítica a partir de conceitos da documentação, de práticas institucionais e da legislação sobre a Preservação do Patrimônio Cultural, foi elaborado um registro visual. Este registro visual compreende os registros gráfico, fotográfico e videográfico, produzindo-se imagens objetivas dos artefatos encontrados em superfície (artefatos líticos e cerâmicos) dos painéis de gravuras e do ambiente natural onde se situa o sítio arqueológico. Tal registro visual pretende, além de possibilitar um conhecimento mais completo das formas gravadas na rocha, ser um instrumento de preservação. Entre outros resultados, menciona-se a contribuição com dados referentes ao sítio em estudo, complementando o preenchimento da ficha CNSA PB00041, do Cadastral Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, do Centro Nacional de Arqueologia – CNA/IPHAN/Sistema Nacional de Informação Cultural – SNIC/ Ministério da Cultura – MinC. |
|
Palavras-chave: Interdisciplinar, IPHAN, patrimônio cultural, preservação, produção de conhecimento científico, registro visual, sítio arqueológico. |
|
Título da Dissertação em inglês |
|
Abstract: The following dissertation carries out a critical discussion on the practices developed by competent bodies in the three spheres (Municipal, State and Federal) concerning the cultural preservation of the Itacoatiaras Archaelogical site of the Ingá River, which was put under federal trust in 1944 by the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (Institution of Historical and Artistic National Heritage). At present, there is no production of knowledge which considers the importance of this site as cultural heritage, therefore allowing the perpetuation of false information which then becomes the “knowledge” that is divulged most when searched for. It is understood that the rupestrian manifestations of this site are being visually presented in conditions which need objective complementation, as much though reference libraries for students of archaeology as through catalogued documentation of the carvings. In order to contribute to the production of scientific knowledge na interdisciplinary relation was searched for, combining knowledge from the areas of Anthropology, Archaeology, Visual Arts, Art History, Education Art, Philosophy, History and Cultural Heritage. Besides the critical discussion concerning concepts, documentation of institutional practices and legislation of the preservation of cultural heritage, a visual registry was developed. This visual registry is comprised of graphic, photographic and video records, producing objective images of artefacts found on the surface (lithic and ceramic artefacts), images of the carving panels and of the natural surroundings where the archaeological site is located. Besides enabling a more complete knowledge of the shapes carved into the rock, such a visual registry is intended to be a method of preservation. Among other results mentioned is the data contribution in reference to the site studied, supplementing the filling out of the sheet CNSA PB 00041 of the Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA (National Registry of Archaeological Sites) of the Centro Nacional de Arqueologia – CNA (National Centre of Archaeology)/IPHAN/Sistema Nacional de Informação Cultural (National System of Cultural Information)/Ministério da Cultura – MinC (Ministry of Culture). |
|
Keywords: |
|
Disponível para download - clique aqui. |
|
Como citar: CÉZAR, Ted Henrique da Silva. Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá: reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural e a documentação como um instrumento para esta prática . 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2013. |