Igreja Nossa Senhora da Assunção - Anchieta (ES)
A Igreja Nossa Senhora da Assunção e Residência é remanescente de um dos aldeamentos jesuítas do século XVI, do Espírito Santo, fundados e visitados pelo padre José de Anchieta. Fundada entre 1565 e 1569, Reritiba era diferente dos outros aldeamentos jesuítas por ser, primitivamente, uma aldeia indígena. Os parâmetros de ocupação seguiram o tipo recorrente de um sítio elevado próximo ao mar e a um rio. Em 1759, a Aldeia de Reritiba foi elevada à categoria de vila portuguesa denominada Benevente, uma iniciativa de Portugal que antecipou a expulsão dos jesuítas nesse ano. Em 1887, passou à categoria de cidade e recebeu o nome Anchieta.
O conjunto da Igreja Nossa Senhora da Assunção foi erguido sobre o monte em posição estratégica de onde se avista a foz do rio Benevente garantindo maior controle visual do território e fácil acesso marítimo e fluvial. A Igreja é a única com três naves no Estado do Espírito Santo. Ampliada em fins do século XVIII, com acréscimo da sacristia além do limite oeste, a igreja rompe com a regularidade relativa da quadra.
A Residência sofreu renovações funcionais e, em decorrência, transformações arquitetônicas na primeira metade do século XIX. Utilizada como câmara, prisão, corregedoria e abrigo para estrangeiros, assim como os cômodos do térreo foram transformados em cavalariças, em meados do século XIX, passou abrigar o cemitério da cidade em seu claustro e foi transferido para outro local, no fim desse século.
Município: Anchieta (ES)
Data de Construção: Século XVII
Tombamento: Livro Histórico, em 21/09/1943