Estação Ferroviária de Vitória, em Argolas - Vila Velha (ES)
A Estação Ferroviária de Vitória, também denominada Estação Leopoldina, está localizada no bairro de Argolas, município de Vila Velha. É parte indissociável do sistema ferroviário que caracteriza um dos grandes ciclos econômicos da História do Brasil, o ciclo cafeeiro, e é testemunho da inserção do Estado do Espírito Santo nesse relevante momento histórico.
É a última estação da linha pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) e conforme a Informação nº 400/2003/DITEC/6ª SR/Iphan, é um exemplar “de importância no quadro do desenvolvimento ferroviário no ramal da Leopoldina e, possivelmente, poderá ser enquadrado [...] na categoria de estações que compõem o grupo de linhas que por sua importância para a expansão territorial, para a circulação de mercadorias ligadas aos grandes ciclos econômicos [...] constituem a malha ferroviária de maior importância histórica no conjunto, ou remanescentes de linhas e redes desaparecidas”.
A Estação foi a primeira construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em 1895, e reconstruída em 1937 com as feições atuais, em estilo Art Déco. Construída em concreto armado, com cobertura composta por estrutura de madeira e atualmente telhas de fibrocimento, a edificação principal possui planta longitudinal ao longo da Av. Anézio José Simões. Na lateral direita do edifício, há uma passarela de pedestres, também construída em concreto armado, que faz a ligação da Avenida com o bairro de Argolas.
A edificação é composta por três setores que refletem no seu aspecto assimétrico. Predominantemente térreo o setor de acesso principal ao edifício se destaca devido seus dois pavimentos, e sua volumetria curva que sobressai da fachada. Segue o ritmo linear e o rigor geométrico nas linhas e ornamentação, característico do seu estilo arquitetônico.
Município: Vila Velha (ES)
Data de Construção: 1937
Data da Valoração: 2008