Estação Ferroviária de Matilde - Alfredo Chaves (ES)
A Estação Ferroviária está localizada no distrito de Matilde, município de Alfredo Chaves, fundado por imigrantes italianos por volta de 1884. O nome do vilarejo e, posteriormente, da Estação foi dado pelo engenheiro inglês responsável pelas obras da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), Carlos Bloomer Reeve, em homenagem a sua esposa Matilde. Inicialmente a estação se chamava Engenheiro Reeve.
Inaugurada em 1910, foi a última estação ferroviária construída pela EFSES no trecho Vitória-Cachoeiro, antes de ser vendida à Leopoldina Railway. Sua importância histórica relaciona-se à economia cafeeira por ter facilitado o transporte da produção de café, da região até o Porto de Vitória. Com uma construção arrojada e diferenciada, marcou a engenharia ferroviária nacional, pela sua relevância arquitetônica e tecnológica. O conjunto registrou dois grandes momentos importantes da História do Brasil, a economia cafeeira e a imigração.
Construída próximo à ponte férrea sobre o rio Benevente, preserva também a caixa d’água de ferro sobre base de pedra, a ponte e partes do girador de locomotivas. A edificação, propriamente dita, foi projetada para abrigar o deslocamento de passageiros, o armazenamento e embarque de café e a residência do chefe da Estação Ferroviária. É um exemplar de estilo inglês com pedra e tijolos aparentes, e na construção observa-se refinamento e rigor na execução e acabamentos. Sua proporção e materialidade chamam atenção e se destaca a cobertura em estrutura de madeira e telhas do tipo francesa. Na cobertura da plataforma, foi utilizado ferro nas mãos francesas em forma de trilho dobrado.
Município: Alfredo Chaves (ES)
Data de Inauguração: 1910
Data da Valoração: 2008