Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Itaparica (BA)
Igreja de São Lourenço e Igreja Santíssimo Sacramento (construídas no século XVII); Capela Nossa Senhora de Bom Despacho; sobrados Monsenhor Flaviano 10 e Tenente Botas; casas do Pedreira, da Rua Luís da Gran, do Campo Formoso 80 e 82 (habitações do final do século XIX); e Fonte da Bica (meados do século XIX). O sobrado Tenente Brotas foi adaptado, nos tempos atuais, para funcionar como Centro de Turismo.
Igreja de São Lourenço - A igreja teria sido construída em 1610. Construção de alvenaria mista de pedra e tijolo, desenvolvida em nave única, com corredores laterais sem tribunas, sendo recoberto por telhado de telha-vã de duas águas, com terminação do tipo beira-seveira. Este edifício apresenta planta de transição entre as capelas rurais de partido em "T" e as igrejas matriz e de irmandade, do início do século XVIII. Sua fachada se caracteriza pela presença de uma única e volumosa torre com terminação em pirâmide.
Forte de São Lourenço (Fortaleza de São Lourenço) - Atual Estação de Desmagnetização da Marinha. Situado no extremo norte da ilha de Itaparica, em local conhecido como Ponta da Baleia, em área estrategicamente importante por impedir o desembarque no único porto natural da ilha. A primeira construção data de 1647, durante a invasão holandesa, quando estes ocuparam a ilha e construíram um forte de quatro redutos. Ao se retirarem para Recife, os holandeses arrasaram o forte. A construção atual data de 1711, em terrapleno contido por muros de arrimo de alvenaria de pedra, cujo acesso se faz por túnel em rampa. O antigo quartel da guarnição e a prisão são recobertos por abóbadas de berço.
Em 1823, a fortificação desempenhou relevante papel nas lutas de Independência, durante diversos ataques. Em 1859, quando foi visitada por D. Pedro II, estava com canhões imprestáveis e sua Casa de Comando havia sido transformada em cadeia pública. A fortificação, que avança sobre a praia, tem à direita a Praça Getúlio Vargas (Boulllevard) e à esquerda uma pequena praia com tamarindeiros e o píer da Companhia de Navegação Baiana.
Sobrado Monsenhor Flaviano - Tipologicamente, parece tratar-se de um edifício do final do século XVIII ou início do século XIX. Em 1808, D. João VI, visitando a ilha, hospedou-se no sobrado e, em 1832, neste imóvel foi instalada a primeira Câmara Municipal. Em 1859, D. Pedro II descansou no mesmo edifício e aposento em que dormira D. João VI. Em 1882, foi instalada no sobrado uma casa de saúde. Mais tarde, passou a funcionar no prédio a Pensão Jacó, depois chamada de Pensão Anita.
Fontes: Iphan/Arquivo Noronha Santos, Sítios Históricos e Conjuntos Urbanos de Monumentos Nacionais - Volume I: Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Iphan/Programa Monumenta), e IBGE