Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Monte Santo (BA)
Via Sacra de Monte Santo; Capela de Santa Cruz; Museu de Monte Santo (antigo imóvel residencial, construído no início do século XX); e as ruas Senhor dos Passos, Frei Apolônio Toddi, Coronel José Cordeiro, Barão de Jeremoabo, e das Flores.
Santuário de Monte Santo - Constituído por escadarias e rampas, com largura variando de 2,20m a 4,50m entre muretas de pedra seca. Ao longo de seus 1.969 metros de extensão, se perfilam 25 capelinhas construídas em pedras. Dessas, 21 são Passos, duas são capelas de tamanho médio dedicadas ao Senhor dos Passos e à Nossa Senhora das Dores, e duas capelas grandes marcam os pontos inicial e final de peregrinação: a Matriz do Santo Sagrado Coração de Jesus e a Capela de Santa Cruz.
Uma 26ª capela teria sido iniciada, mas não concluída, em um morro próximo. As três primeiras são dedicadas às almas, ao Senhor dos Passos e a São José; as seguintes, aos sofrimentos da Virgem. As capelas do Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores, Santa Cruz e a Matriz do Santo Sagrado Coração de Jesus possuem imagens, e as demais possuem cruzes e telas alusivas ao sofrimento de Maria e à Paixão de Cristo. Embora rústico, o santuário se impõe por sua força telúrica e extensão.
Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan, Sítios Históricos e Conjuntos Urbanos de Monumentos Nacionais - Volume I: Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Iphan/Programa Monumenta) e IBGE