Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Brasília (DF)

O projeto inovador de Brasília é composto por palácios, edifícios públicos, pontes, jardins, painéis e esculturas, obras que reúnem o melhor da arquitetura e da arte brasileira dos anos 1950, 1960 e 1970 nas quais se incluem: o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional (na Praça dos Três poderes), o Palácio do Itamaraty, Palácio da Justiça, Catedral Metropolitana, Teatro Nacional, Museu e a Biblioteca Nacionais (na Esplanada dos Ministérios), Torre de TV e Memorial JK (no Eixo monumental), Palácio da Alvorada, Catetinho e outras edificações e monumentos em diversos setores da cidade. 

A integração entre o urbanismo, a arquitetura e as artes plásticas é uma das principais características de Brasília. Na Praça dos Três Poderes, há esculturas de elevada expressão artística e simbolismo que compõem o cenário do local: Os Guerreiros, de Bruno Giorgi (obra também conhecida como Os Dois Candangos), e A Justiça, de Cheschiatti. Destacam-se, também, os painéis de Athos Bulcão presentes em vários edifícios (Teatro Nacional, Congresso Nacional e Palácio do Itamaraty, entre outros). Ao Meteoro, de Bruno Giorgi, que marca o espelho d’água do Palácio Itamaraty, juntam-se Os Evangelistas de Alfredo Ceschiatti, que compõem o conjunto da Catedral Metropolitana. 

Além do Museu Nacional, onde está um importante acervo de arte moderna, diversas instituições sediadas em Brasília, como o Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Banco Central, Caixa Econômica Federal e Centro Cultural do Banco do Brasil possuem acervos notáveis abertos ao público, com obras de Marianne Perretti, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Emanuel Araújo, Franz Weissman, Manabu Mabe, Maria Martins, Mary Vieira, Pedro Américo, Rubem Valentim, Sérgio Camargo e Victor Brecheret, entre outros. 

Na Esplanada dos Ministérios - onde se localizam o Palácio Itamaraty e a Catedral Metropolitana -, estão o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República. Constituem, ainda, marcos arquitetônicos as duas únicas edificações projetadas por Lucio Costa, em Brasília: a Torre de Televisão e a Plataforma da Rodoviária (localizada no cruzamento dos eixos, é o local mais utilizado pela população da cidade). O paisagismo de Burle Marx embeleza os jardins do Palácio do Itamaraty, do Setor Militar Urbano e da SQS 308 (Superquadra Sul 308).

Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin