Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Vila Histórica de Mambucaba (Angra dos Reis - RJ)
Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo; igrejas de Santa Luzia, da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Nossa Senhora da Lapa da Boa Morte (atual Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis); Capela do Senhor do Bonfim (localizada na Ilhota do Bonfim); Convento de São Bernardino de Sena (ruínas e Capela dos Terceiros); e Fazenda - Ilhota Morcego e casa (Enseada do Abraão).
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Construída no século XVII, a obra é atribuída ao capitão Manoel de Carvalho. Nela se destacam as imagens de São Benedito, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário. Esta última, em terracota, é considerada uma obra excepcional do século XVII, do chamado Mestre de Angra. A igreja está localizada no extremo da vila e do seu largo se estende a rua principal, com casas térreas e sobrados organizados em quadras.
Sobrados à Praça General Osório - Localizados na Praça General Osório, formam um conjunto arquitetônico que ocupa a maior parte da área entre a praia e a praça. Este conjunto é um dos últimos remanescentes íntegros do acervo residencial da cidade, datado dos séculos XVIII e XIX.
Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan e IBGE